Robert Kaplan, professor da Harvard Business School, e David Norton, executivo principal do Instituto Nolan Norton, coordenaram em 1990 um estudo realizado entre várias empresas, intitulado “Measuring Performance in the Organization of the Future”. O objetivo era alcançar um método de avaliação de desempenho empresarial para o novo milênio e as discussões em grupo realizadas durante esse estudo resultaram em um sistema denominado
Balanced Scorecard, que complementa as medições financeiras. A estrutura do Balanced Scorecard, ou simplesmente BSC, é formada por quatro perspectivas:
- Financeira: Como devemos ser vistos pelos nossos acionistas?
- Cliente: Como devemos ser vistos por nosso público?
- Processo: Em quais processos de negócios devemos alcançar a excelência?
- Crescimento: Como desejamos que seja nossa capacidade de mudar e melhorar?
Para criar um BSC para seu negócio, crie uma tabela com as seguintes colunas: Perspectiva, Objetivos, Indicadores e Metas. E em cada linha desta faça uma avaliação real em cima dos problemas encontrados em cada perspectiva sobre o cliente, identifique os processos internos a serem aprimorados, analise as possibilidades de aprendizado e crescimento e os investimentos que podem ser feitos. Deste modo como resultado teremos:
- Quantificar os resultados pretendidos a longo prazo.
- Identificar os mecanismos e forneça recursos para que os resultados sejam alcançados.
- Estabelecer as referenciais de curto prazo para as medidas financeiras e não-financeiras do scorecard.
Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo
Para saber mais:
- Balanced Scorecard Step-by-step: Maximizing Performance and Maintaining Results de Paul R. Niven, Edt John Wiley & Sons, Inc.
- Balanced Scorecard Strategy for Dummies de Chuck Hannaberger, Rick Buchman e Peter Economy, Edt Wiley Publishing, Inc
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