sábado, 15 de fevereiro de 2014

Historinhas - Estudiosos sofrem

Hoje veremos duas historinhas (pode ser sobre a mesma empresa) na qual o tema central é sempre o mesmo, Estudiosos Sofrem. Na verdade é brincadeira, o tema bem que poderia ser: "Procure pela simplicidade". Vou tentar contá-las da mesma forma como as aprendi:

Em uma grande empresa de pasta de dente o pessoal estava preocupado que o consumo vinha diminuindo, então a alta gerência resolveu fazer uma reunião com todo corpo técnico. Além de toda diretoria reunida, estavam os engenheiros, gerentes de produção, pessoal da informática e projeto. No canto existia uma mesa com salgados e café e um garçom para servir a todos pois o pessoal iria discutir o tempo que fosse necessário até achar a solução. O pessoal de Marketing propôs uma nova campanha, os de informática mostravam planilhas, os de projeto mudar a logomarca e os engenheiros falava coisas que ninguém compreendia, e a discussão foi se alargando. Os Diretores começaram a ver que realmente não existia qualquer solução para o problema, foi quando o Presidente ao ser servido pelo garçom um pouco de café perguntou-lhe o que ele faria, e o garçom timidamente falou: "Aumentaria o tamanho do buraco que sai a pasta do tubo, assim as pessoas gastariam mais".

Nesta mesma empresa o pessoal da produção estava tendo um grande problema com as máquinas pois algumas embalagens de pasta de dente estavam vazias, então novamente chamaram "os sábios" para resolver, pois os clientes estavam reclamando muito. A solução encontrada foi uma balança com precisão milimétrica e um braço mecânico, cada embalagem passaria pela balança e se estivesse com peso errado o braço mecânico a retiraria. Depois de um alto custo inseriram a balança e o braço. Alguns meses se passaram e realmente não houve mais nenhuma reclamação dos clientes. O Presidente (com alguns diretores) foram visitar a linha de produção para ver como estava o serviço e notaram que no final da linha tanto a balança quanto o braço mecânico estavam em um canto desligados enquanto um ventilador giratório estava ali ligado. Chamaram então o responsável por aquela linha e lhe perguntaram o que havia acontecido. O Responsável disse o seguinte: "Senhor, desde o primeiro dia tivemos problemas com esse maquinário, a balança era tão precisa que descartava todas as embalagens e o braço mecânico além de precisar de manutenção constante atrasava muito o trabalho. Então o pessoal fez uma vaquinha e compramos esse ventilador que assopra as embalagens vazias para fora".

Já ouvi essas histórias contadas por várias pessoas como se fossem reais, porém sempre fico pensando se realmente seriam. Na minha página pessoal disponibilizei um Mapa Mental sobre a definição e a classificação dos sistemas de produção, espero que seja útil.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário