sexta-feira, 1 de maio de 2015

Linux - Instalar o Visual Studio Code

O Visual Studio é uma suíte de desenvolvimento conhecida dos desenvolvedores Microsoft porém com um preço um tanto salgado, uma versão Professional 2013 sai por R$ 1.327,00 já a versão Ultimate 2013 com o preço de R$ 35,367,00. O que deveria entristecer o bolso de muitos desenvolvedores.

A notícia que mudou o mercado essa semana foi a mudança do nome do novo navegador da Microsoft de Spartan para Edge. Ops! Não foi essa, foi a disponibilização do editor Visual Studio Code, vou abreviar neste artigo para VSC, para os ambientes Windows (obviamente), MacOS e Linux gratuitamente (isso não quer dizer "livremente" - os fontes não vem incluído) e busca ser um editor simples, leve e compacto. Para os usuários Linux podemos instalá-lo facilmente através de alguns passos em uma janela de terminal, vamos a eles:
  1. Adicionar o repositório do Make
  2. sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-desktop/ubuntu-make
    sudo apt-get update
    
  3. Instalar o Make
  4. sudo apt-get install ubuntu-make
  5. Instalar o Visual Studio a partir do Make
  6. umake web visual-studio-code
Durante o processo será solicitado para confirmar a pasta de instalação e se aceita ou não os termos da licença. Uma vez tudo instalado teremos o VSC a nossa disposição:


E para quê serve isso? Bem, este editor foi criado com base no Atom da GitHub (antes que algum MicrosoftMan brigue comigo favor olhar este artigo), e busca ser um ambiente mais leve para codificação Web e Cloud, traduzindo é um editor de códigos para JavaScript, TypeScript, Node.js e ASP.NET 5. Só que esse número tende a aumentar e muito pois a lista de linguagens suportadas CoffeeScript, Python, Ruby, Jade, Clojure, Java, C++, R, Go, makefiles, shell scripts, PowerShell, bat e xml, além de autocomplete para HTML, CSS, LESS, SASS, e Markdown.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

Obs. Se preferir, acesse este link para obter o pacote .deb.

0 comentários:

Postar um comentário