terça-feira, 8 de novembro de 2011

Desktop Publishing - Conhecendo o Scribus

Três coisas que amo fazer nessa área que sou essencialmente um leigo:

  1. Bater fotos (principalmente de plantas)
  2. Brincar com as fotos (com o Gimp, outro dia falaremos dele)
  3. Montar um álbum para imprimir as fotos. 

Quanto a esse último item, corri atrás de várias ferramentas porém, como são um tanto fora do orçamento,  nunca passei além do processo de avaliação, afinal de contas sou um leigo e não tenho porque gastar muito para sustentar um hobby desse tipo. Converso sempre com meus botões, e eles me disseram: "Fernando, como você se adaptou bem ao Gimp, para não ter que pagar o preço de um similar, que tal arrumar e se adaptar também a uma boa ferramenta de Diagramação", e eu retruquei: "Sabe que vocês tem razão".

Minha primeira opção foi utilizar o Draw, que é uma ferramenta que vem junto do OpenOffice (forte concorrente do Microsoft Publisher), alertando que possuo um conhecimento suficiente para fazer Capas de CD de Backup e Cartões de Natal, resolvi tentar utilizá-la como minha ferramenta oficial de Diagramação. Entretanto, senti uma certa dificuldade para grandes projetos, e como desejava fazer Jornais, Revistas ou Livros tive que abortar a ideia de utilizá-lo. Então, passeando pela Internet e diga-se também pelo meu site favorito de ferramentas o Baixaki descobri uma ferramenta chamada Scribus.

Scribus, é um programa de licença aberta voltado essencialmente para Diagramação, e pode-se dizer que é uma dessas ferramentas que a comunidade adota com um aquele carinho sabendo que possui um grande potencial de crescimento. Minha primeira experiência foi a realização de um sonho que vinha há muito tempo cultivando, editorar uma revista para o DFUG. Pela minha experiência atual junto a essa ferramenta afirmo que atende a muitíssimo bem os meus desejos e atualmente estamos em um sólido processo de casamento que ainda pode render muitos filhos, espero em breve poder postar alguns modelos dos trabalhos que tenho feito.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário