sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Estratégia - A Arte da Guerra - As Nove Variáveis

Nove variáveis refere-se ao modo de agir em posições desvantajosas. Inicialmente, observamos os tipos de terrenos (ou locais), cinco são os tipos errados; Pensemos como em uma loja comercial, primeiro tipo (baixo) refere-se a um local escondido, o segundo (comunicante) a um shopping, o terceiro (desolado) a um local muito isolado do grande centro, o quarto (fechado) com um público muito restrito e o quinto (de morte) com uma série de inimigos ao redor.

Sun Tzu alerta sobre algumas coisas que não devemos de modo algum fazer, imagine isso como uma lista de precauções, muitas pessoas se preocupam apenas com o que fazer, o que não fazer representa um risco muito maior. Um dos maiores problemas é o item 8 que diz: "Há ocasiões em que as ordens do soberano não precisam ser obedecidas", isto é, desobedecer diretamente uma ordem que vem de cima. É por essa razão que somos alertados a considerar todos os fatores que são favoráveis e o os desfavoráveis com extrema cautela, para o bom entendedor Sun Tzu propõe que façamos uma Análise de Riscos.

Por fim, apresenta-nos uma lista das cinco qualidades que são consideradas perigosas quando em excesso para qualquer Líder são considerados calamitosos e podem causar a total ruína.


Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

2 comentários:

  1. Muito útil para mim. Permita-me utilizar trecho dessa matéria em um trabalho na faculdade sobre Redação Publicitária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred - Sinta-se livre para utilizar qualquer trecho escrito neste blog.

      Excluir