sábado, 26 de março de 2016

Apresentação - Controle via Celular seus Slides Livremente

Criar apresentações profissionais não é fácil, conheço muitos bons palestrantes que criam fantásticas palestras só que ficam preso ao computador pois devem passar os slides. O que pretendo ensinar aqui é uma dica de ouro para qualquer pessoa que deseje impressionar na hora de apresentar suas palestras.

Porém tudo o que for mostrado aqui só serve para o Mundo Livre, isto é, o software de apresentação dos slides deve ser o Impress do LibreOffice (não serve PowerPoint) o celular deve ser Android (não serve iPhone) e a aplicação é obtida gratuitamente.


No Impress é necessário realizar 2 configurações:

  1. No menu superior acessar a opção "Tools | Options", no lado esquerdo acessar "LibreOffice Impress" e "General". Marcar as opções "Enable remote control" e "Enable Presenter Console".
  2. No menu superior acessar a opção "Tools | Options", no lado esquerdo acessar "LibreOffice" e "Advanced". Marcar a opção "Enable experimental features".

Sair e entrar novamente no Impress para as alterações fazerem efeito.

Agora vamos colocar o aplicativo no celular. Acessar a Play Store e instalar o aplicativo Libre Office Impress Remote. Existem duas formas de realizar a conexão: Via Bluetooth (ideal para quando não existe rede WiFi) ou via WiFi (o celular e o computador devem estar na mesma rede).


Acessar o aplicativo através do celular e selecionar a aba "WIFI", automaticamente o computador será reconhecido e basta clicar nele. A primeira vez será informado um PIN de conexão, no Impress acessar no menu superior a opção "Slide Show | Impress Remote", o celular que está tentando realizar a conexão será mostrado, clicar nele e informar o número do PIN de conexão.

Tudo pronto, no celular aparecerá os slides, as anotações e inclusive se existir um Relógio (Android Wear) conectado ao celular é possível passar os slides através deste. O programa permite saltar slides, utilizar ponteiro laser, pausar ou parar sua apresentação, ou seja, agora está com toda a liberdade para andar na sala e ter o controle total de seus slides.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

4 comentários:

  1. Fernando, boa tarde !

    Parabens. Tudo que eu queria :-) Excelente artigo sobre ferramentas para apresentacoes "Apresentação - Controle via Celular seus Slides Livremente". http://fernandoanselmo.blogspot.co.uk/2016/03/apresentacao-controle-via-celular-seus.html

    Eu nao uso o LibreOffice (apresentou muitos problemas apra mim), uso Ubunto com OpenOffice. Voce teria o setup equivalente para o OpenOffice?

    Obrigado
    ---
    Bons codigos / Have a nice code

    Daniel deOliveira (DrJUG)
    JUG Leader / Founding Java Champion / Duke's Choice Award
    Twitter/Facebook/Skype danieldfjug
    daniel@dfjug.org
    Brasilia Java Users Group
    www.dfjug.org
    Brasil

    ResponderExcluir
  2. Excelente tutorial
    Muito obrigado por compartilhar a informação Fernando

    ResponderExcluir
  3. o meu aplicativo não consegue conectar no pc nem pelo bluetooth nem pelo wifi, o que faço?

    ResponderExcluir
  4. o meu aplicativo não consegue conectar no pc nem pelo bluetooth nem pelo wifi, o que faço?

    ResponderExcluir