domingo, 6 de março de 2016

Arduino - Olá Mundo

A Internet das Coisas, ou IoT como é conhecida, surgiu graças ao baixo preço das placas programadas. Atualmente com menos de R$ 50,00 é possível comprar uma (algo impensável a alguns anos atrás) e o preço vem caindo. Duas placas são as mais famosas Raspberry (que está mais para um computador) e Arduino.


O Arduino é uma placa microcontroladora baseada na ATmega328 e por seu baixo preço é ideal para realizar experimentos de eletrônica e ótima para os iniciantes. O que pretendo mostrar em alguns artigos é como integrar projetos IoT, porém devemos entender algumas coisas básicas antes, ou seja, preciso realizar um Olá Mundo.

A ligação Arduino/Computador é feita através de um cabo USB, mas antes é necessário instalar um aplicativo feito em Java para criar e enviar os programas para a placa. No Ubuntu isso é feito da seguinte forma:

1. Devemos adicionar o repositório
$ sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-desktop/ubuntu-make 
$ sudo apt-get update
2. Instalar o programa
$ sudo apt-get install ubuntu-make
$ sudo umake ide arduino 
Agora já podemos criar um projeto para testar. O primeiro passo é montar o circuito que vamos trabalhar. Os materiais necessários são:
  • Arduino Uno R3
  • Placa protoboard
  • Dois fios de cobre
  • Resistor de 220 amp. (+/- 5% - Vermelho, Vermelho, Marrom)
  • LED (633 nm)
Para a montagem basta seguir o seguinte esquema:


Dica, a perna mais curta do Led é na mesma coluna do resistor que é ligado na D13 (Digital 13) e a mais longa na linha da conexão GND do Arduino. O segundo passo é criar o programa. Acesse o aplicativo Arduino no dash e digite a seguinte codificação:
/* 
Testar LED
*/
void setup(){
  pinMode(13, OUTPUT); // Configurar a porta D13.
}
void loop(){
  digitalWrite(13, HIGH); // Ligar a saída D13
  delay(1000);            // Esperar um segundo
  digitalWrite(13, LOW);  // Desligar a saída D13
  delay(1000);            // Esperar um segundo
}
O método void setup() só será chamado uma única vez e será utilizado para configurar a porta de saída. O método void loop() é executado indefinidamente, uma porta GND de alimentação está ligada ao resistor que por sua vez ligada ao LED e este a saída D13. Imagine isso como um interruptor de luz, uma vez desligado a energia deixa de fluir.

O último passo é enviar o programa para a placa. Conecte-a ao computador através do cabo USB, agora acesse o programa novamente e no menu principal selecione "Tools | Board" verifique se a placa correta está marcada. Ainda no menu principal selecione "Tools | Serial Port" verifique se a porta correta está marcada (no meu caso foi a /dev/ttyACM0).

Agora é só clicar no segundo ícone (Update) e o programa será transferido para a placa (dica: os leds da placa TX/RX acenderão e apagarão). Uma vez que o programa entrar em ação você verá o LED acender, esperar 1 segundo, apagar, esperar 1 segundo e repetir isso indefinidamente.

Basicamente é assim que sempre trabalhamos com o Arduino com a criação de projetos físicos e lógicos. E essa é a ideia maravilhosa desse novo mundo IoT.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário