domingo, 21 de fevereiro de 2016

Desktop Publishing - Seu Currículo com LaTeX e xMind

Concordo que criar um currículo não é uma tarefa das mais fáceis. Primeiro que isso não se aprende na escola, segundo que existem milhares de modelos disponíveis, terceiro que existem milhares de regras de conduta para um currículo e quarto que ele deve refletir muito bem o profissional que você é e qual imagem deseja passar. Anote a primeira regra: Um currículo é a sua foto. E por esse motivo, um currículo não deve ter foto (a menos que essa seja solicitada).


Não pretendo falar aqui sobre dar dicas como criar seu currículo (ainda mais porque já fiz isso nessa postagem), o que pretendo aqui é lhe dar um Modelo Pronto para que possa criar seu currículo sem erros ou perda de tempo. Esteja consciente que para isso vamos utilizar duas ferramentas: o LaTeX e o xMind.

Porque não o MS-Office ou OpenOffice? Porque a função principal do LaTeX é a geração de documentos profissionais, e quer algo mais profissional que seu currículo? Esse currículo vale para 90% dos profissionais de quaisquer áreas. Esses 10% que sobra é que este currículo não serve se deseja um cargo que envolva Criatividade, o objetivo aqui é ser muito "sóbrio" e sem muita "criação". Entenda essa diferença com esse modelo de uma Profissional em Marketing.


Este é um currículo tremendamente criativo, não poderia copiá-lo? Não, ser criativo no currículo é ser único então se esta é sua área crie seu currículo e não copie. Outro detalhe, não quero que pense que ser "sóbrio" é ser sem graça, existem toques de criatividade que são permitidos, usaremos o programa xMind para nos auxiliar na criação de alguns Mapas Mentais.

Vamos a primeira parte, baixe os seguintes arquivos necessários para nossa montagem:
Coloquei meu currículo aqui apenas para servir de exemplo e possa ver como ficará o resultado final.

Segunda parte é com o programa xMind é usado para a criação de dois Mapas Mentais, o primeiro é o tradicional no qual colocará todas as tecnologias que conhece por área não parta de um modelo pronto escolha o Mapa que melhor reflete suas características e a disposição entre elas. O segundo é uma linha do tempo, no qual usará a template disponível para criar um resumo de seu histórico profissional durante os anos. Gere duas imagens (uma para cada Mapa) e guarde-as.

A terceira parte é com o LaTeX, para isso é necessário colocar na mesma pasta os dois arquivos disponibilizados e as duas imagens geradas no passo anterior. Agora vamos começar realmente a construir nosso currículo. Pense que um currículo deve responder 3 perguntas:

  1. Quem sou?
  2. O que conheço?
  3. O que fiz com o que conheço?

Para colocar realmente a mão na massa, abra o Modelo do Currículo no seu editor de LaTeX e procure por:
\thispagestyle{empty} % Esta página não possui cabeçalho
\name{ZEZINHO DA ZEZA\\[10pt]}
\address{{\bf Cidade} -- Bairro \\
  Tel. (61) 9999.9999 \\  Tel.Contato (61) 9999.9999}      
Troque para seu nome e seus dados. Esqueça esse negócio de colocar Nº RG ou CPF, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação ou outra informação irrelevante, tipo Casado, Pai/Mãe de 2 lindos filhos, Heterossexual, Não Homofóbico, Evangélico... Confesso que já vi as coisas mais bizarras.

Em seu Resumo Profissional fale "quem é você?" a pior coisa que pode fazer aqui é errar o português então MUITA ATENÇÃO neste detalhe. Segunda pior coisa é falar coisa que não deve (quer ser engraçado arrume um emprego de comediante) ou algo que não condiz com seu cargo. Terceira pior coisa é fazer o leitor se perder por divagar demais.

As próximas seções são relativas a seus conhecimentos, em Habilidades, deixei formatado no modelo a forma como ficaria se fosse apenas texto, porém se criou um Mapa Mental com as tecnologias que conhece é hora de usá-lo. Troque esta seção para:
\section{HABILIDADES}
\vspace{120pt}
\includegraphics[width=0.4\textwidth,natwidth=550,natheight=300]{tecnologias.jpg}
Esses 120pt de espaço vertical dependerá de muitos fatores, entre eles o tamanho do seu mapa, então ajuste até se encaixar corretamente.

Em Certificações e Títulos, Educação e Idiomas não é para colocar TODOS seus diplomas mas os mais importantes em cada área. Esqueça aquele curso de Panquecas que fez no final de semana ou a participação nas aulas de Yoga, básico em algum idioma é proibido (por exemplo, sei o básico de Esperanto mas não me arrisco a sequer tentar falar isso) e em Educação coloque Ensino Fundamental apenas se não possui o Ensino Médio, e se possui Graduação comece a partir dai. Coisas óbvias é que ninguém quer saber se foi Campeão no Torneio de Palitinhos da Escola ou se conseguiu capturar todos os Pokemóns no jogo... já disse, vi as coisas mais bizarras.

As próximas duas seções são as mais importantes pois provam todas as anteriores. Ou seja, tudo tem que casar. O principal detalhe de um currículo é sua COERÊNCIA, não adianta colocar que fez um curso de PHP se a vida toda trabalhou com Java. Por exemplo, fiz um curso de 4 meses de Desenho Web, isso mesmo, muito tempo e dinheiro investido, porém abra meu currículo e verá que não tem absolutamente nada indicando isso. Por que? Não é meu foco. Fiz este curso pois desejava me aperfeiçoar na correta criação visual de um sistema e não porque almejo ter o cargo de Desenhista Web em uma empresa.

Acima do Histórico Profissional usaremos a segunda imagem respectiva a Linha do Tempo. Para tanto adicione o seguinte comando:
\section{HISTÓRICO PROFISSIONAL} % Da mais nova para mais antiga
\vspace{8pt}
\includegraphics[width=0.4\textwidth,natwidth=550,natheight=300]{experiencia.jpg}

% Mais Recente
A ideia é permitir o leitor uma visão rápida sobre da vida profissional. Outro detalhe aqui tenho mais de 25 anos de experiência, porém restringi meu currículo a 2004 para frente. Por que? A tecnologia mudou e não adianta ter um currículo com milhares de páginas com coisas antigas. No Linkedin mantenho toda minha carreira profissional e para a existência da última seção Maiores Informações e onde o leitor pode achar mais detalhes sobre seu trabalho. Nada de perder o foco, mantenho dois blogs de Música e de Literatura e ambos não estão no meu currículo.

Se profissional é ter foco e coerência naquilo que se deseja para sua carreira. Vejo bons profissionais não conseguirem uma simples entrevista por terem um péssimo currículo: mal escrito, mal formatado e mal feito. Use esse modelo e não perca mais nenhuma chance.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário