domingo, 13 de maio de 2012

Projeto - Qualidade: Os Princípios de Deming

Em 1986, no Livro "Out of the Crisis", W. Edwards Deming definiu quatorze princípios fundamentais aos gestores para transformar a eficácia do negócio:

  1. Criar constância dos propósitos para a melhoria de produtos e serviços, com o objetivo de tornar-se competitivo, permanecer no negócio e gerar empregos.
  2. Adotar uma nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A gestão deve despertar para o desafio, aprender suas responsabilidades e assumir a liderança para a mudança. 
  3. Interromper a dependência da inspeção para atingir a qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção maciça através da construção da qualidade no produto em primeiro lugar. 
  4. Acabar com a prática de concessão de negócio com base em um preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Definir um único fornecedor para qualquer item, em um relacionamento de longo prazo de lealdade e confiança. 
  5. Melhorar constantemente o Sistema de Produção e Serviço, para melhorar a qualidade e produtividade, e, assim, diminuir os custos.
  6. Criação de um instituto de formação sobre o trabalho.
  7. Instituir a liderança. O objetivo da supervisão deve ser ajudar as pessoas e máquinas a realizarem um trabalho melhor. Supervisão da gestão está na necessidade de revisão, bem como a supervisão dos trabalhadores da produção. 
  8. Não temer, para que todos possam trabalhar efetivamente para a empresa.
  9. Quebrar as barreiras entre os departamentos. Pessoas em pesquisa, projeto, vendas e produção devem trabalhar em equipe, a fim de prever os problemas de produção encontrados com o produto ou serviço. 
  10. Eliminar slogans, exortações e metas para a força de trabalho pedindo zero defeitos e novos níveis de produtividade. Tais exortações criam relações adversas, como a maior parte das causas de baixa qualidade e produtividade baixos pertencem ao sistema e, assim, estão para além do poder da força de trabalho.
  11. Eliminar os padrões de trabalho (quotas) no chão de fábrica. Substituir com a liderança. Eliminar a administração por objetivos. Eliminar o gerenciamento por números e metas numéricas. Em vez substituir pela liderança.
  12. Remover as barreiras que roubam o trabalhador o orgulho de sua obra. A responsabilidade dos supervisores deve ser a qualidade e não os números. Isto significa, inter alia, a abolição da avaliação anual ou de mérito e de gestão por objetivos. 
  13. Instituir um completo programa de educação e auto-aperfeiçoamento. 
  14. Colocar todos na empresa para participar da transformação. A transformação é tarefa de todos.
Apesar de Deming não usar esse termo em seu livro, foi considerado o criador do movimento Gestão pela Qualidade Total e foram graças a esses princípios que nasceram metodologias como ITIL.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário