domingo, 19 de fevereiro de 2017

Lógica de Programação - O que é Karel?

Antigamente para ensinar Lógica de Programação os professores não tinham muitos recursos então deveriam colocar seus conhecimentos para trabalhar, assim surgiu muitas das coisas que usamos até hoje.

Um exemplo simples é a definição da Orientação a Objetos criada por Kristen Nygaard quando concebeu a Linguagem Simula. Do Brasil surgiu o Visualg para edição e execução de algoritmos em uma linguagem próxima ao Português estruturado. Dos laboratórios do MIT surgiu o Scratch para ensinar como um programa funciona usando blocos. Com uma ideia similar surgiu o GreenFoot para ensinar a linguagem Java.


Nenhuma delas tem o apelo de um simpático robozinho conhecido por Karel. Não pretendo contar toda sua história pois já fiz isso neste documento. Aconteceu que Karel ficou defasada em relação a linguagem Java, chegando ao ponto de só poder rodar com a JSE 6. Resolvi então recriá-la e da-lhe uma nova chance. Só que para isso estabeleci 2 regras:

  • O programa fonte de Karel deveria ser escrito totalmente em linguagem Java sem viciá-lo para determinada versão podendo ser compilado (com algumas mudanças simples) até para JSE versão 1.2.
  • Karel deveria permanecer com todas as funcionalidades como modificar e criar novos mapas, aumentar ou diminuir suas ruas e avenidas, recolher ou deixar sinalizadores e principalmente continuar a ser simples.
No meu site criei uma página para distribuir essa nova versão que chamei de OpenKarel. Sendo que é possível encontrar todo o material disponível sobre Karel. E pretendo (a partir desta publicação) criar uma série de desafios (e resolvê-los) para ajudar a entender como funciona o mundo da Lógica de Programação.


O primeiro vídeo já está disponível no meu canal no YouTube e nele você aprenderá como instalar o OpenKarel no BlueJ que será o nosso editor de códigos Java para os desafios.


Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário