domingo, 26 de fevereiro de 2017

Lógica de Programação - OpenKarel - Desafio 1

Karel é um robô que vive em seu mundo retangular com "Avenidas" (nas horizontais) e "Ruas" (nas verticais). OpenKarel é sua mais nova versão que permite rodar o programa em qualquer ambiente Java (antigamente estava limitado a versão Java SE 6.0) e assim é possível dar nova vida a Karel.


Para iniciarmos na programação de Karel é necessário conhecermos alguns comandos de Java:
  • Comando de Decisão SE, em Java este comando é reconhecido pela palavra chave if e sua estrutura é a seguinte:
  • if (decisão_lógica) {
      instruções_caso_verdadeiro;
    }
  • Comando de Repetição PARA, em Java este comando é reconhecido pela palavra chave for e sua estrutura é a seguinte:
  • for (variável_inicial; decisão_lógica; incremento) {
      instruções_caso_verdadeiro;
    }
  • Comando de Repetição ENQUANTO, em Java este comando é reconhecido pela palavra chave while e sua estrutura é a seguinte:
  • while (decisão_lógica) {
      instruções_caso_verdadeiro;
    }
Outro detalhe que devemos nos ater na lógica de Karel a necessidade de construirmos métodos para realizarmos as ações e não mantermos tudo fechado dentro do método principal de execução (run). Um método em Java possui a seguinte estrutura:
[modificador] retorno nome_método([parâmetros]) {
  instruções_do_método;
}
O tipo da variável de retorno de um método é sempre obrigatório, caso não retorne nada a palavra chave void deve ser usada nesta posição.

No vídeo abaixo mostrarei como fazer para que Karel dê a volta completa em seu mundo, preste bastante atenção as dicas do vídeo e tente realizar a mesma tarefa ao final será lançado seu primeiro desafio.


Até a próxima
Fernando Anselmo

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