terça-feira, 29 de maio de 2012

Gimp - E viva a liberdade

Tenho um grande amigo que é um Artista Gráfico, daqueles que possuem um Mac ao invés de um PC, só que ele tem uma mania extremamente chata, a de supor que o único programa que existe para imagens é o Photoshop. Não que tenha nada contra em relação a esse programa, muito pelo contrário, gosto muito da Adobe inclusive tanto para não fazer uma cópia pirata alternativa do programa. Pois a pessoa que diz que gosta de um programa e tem uma cópia alternativa, além de ofender o programa está também matando o trabalho que uma grande empresa teve em cima dele.

Pessoalmente uso o Gimp (www.gimp.org), é um programa livre, forte concorrente do Photoshop e sinceramente desde que comecei a usá-lo nunca teve nada que fizesse mudar minha opinião. Inclusive, me propus realizar um desafio: "Sempre que localizar um tutorial feito para o Photoshop tento realizá-lo com o Gimp". Em momento nenhum quero provar que o Gimp é melhor, o que quero provar é que não é necessário fazer uma cópia ilegal do Photoshop para se ter um bom programa de manipulação de imagens.

Primeiro Desafio - Transformar uma Foto em um Desenho

Site: http://codigofonte.uol.com.br/artigo/photoshop/transformar-foto-em-desenho-tecnica-i

  1. Para transformar a imagem em preto e branco: Selecione no menu "Cores | Colorizar" e coloque o valor 0 para as propriedades Matriz e Saturação (igual ao passo 1)
  2. Selecione no menu "Camada | Duplicar Camada" (igual ao passo 2)
  3. Selecione no menu "Cores | Inverter" (igual ao passo 3)
  4. Na janela de Camadas (se não tiver aberta use CTRL+L), selecione "Adição" para a opção modo. Vai ficar em branco.  (igual ao passo 4)
  5. Selecione no menu "Filtros | Esbater | Suavização Gaussiana...", dependendo da imagem use um valor entre 10 e 25 (igual ao passo 5)
Dica: Modifique o Contraste e o Brilho para melhorar a nitidez da imagem, no menu principal acesse "Cores | Brilho e Contraste..."

E pronto, temos exatamente o mesmo resultado e com o mesmo número de passos. Antes de salvar a imagem pode-se mesclar as camadas, para isso no menu principal acesse "Camadas | Combinar Abaixo".

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário