domingo, 13 de fevereiro de 2011

Projeto - Tríade Vitruviana

Esse nome "Vitruviana" não deve lhe soar estranho se você é um apaixonado pelas obras de Leonardo da Vinci, sendo que seu mais famoso desenho é o Homem Vitruviano:


A Tríade Vitruviana foi apresentada por Marcus Vitruvius Pollio, que foi um arquiteto e engenheiro romano do século I a.C., e defendeu a existência de três pilares fundamentais da arquitetura: a firmitas, se refere à estabilidade e ao carácter construtivo da arquitetura, a utilitas, se refere à comodidade e ao longo da história e foi associada à função e ao utilitarismo e a venustas que está associada à beleza e à apreciação estética.

Entendemos, que muitos detalhes de um projeto também passa por esses três pilares, ser firme e bem estruturado (firmitas), possuir uma função (utilitas) e for, principalmente, interessante de se ver (venustas). Preservar a identidade dessa forma de pensar e criar, como arte, que pode ser entendida como forma do universo da arte, constitui em uma totalidade e uma multiplicidade de diversos componentes que coexistem em qualquer espaço construído que se considera. As possibilidades de criação podem ser consideradas infinitas e dessa forma, mesmo um projeto já executado e criado, poderá possuir milhares de formas diferentes, e é nesse entendimento que se baseia o "Homem Vitruviano" de Leonardo.

Existe sim, grandes obstáculos, para se colocar idéias sobre as máquinas binárias, por exemplo, a falta de centralizações e hierarquias, inspiradas apenas no saber e no controle, isto é, de lugares que, somente o cérebro humano constitui uma livre e maior forma de expressar. Criar, inventar coisas imprevisíveis é o que pode sonhar qualquer Gerente, Analista, Designer ou mesmo Desenvolvedor ao realizar um projeto.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário