Deming criou um diagrama para ilustrar este processo contínuo, comumente conhecido como o Ciclo PDCA, sigla para Plan (Planejar), Do (Realizar), Check (Checar ou Conferir), Act (Agir).
Planejar é projetar ou revisar os componentes do processos de negócios para melhorar os resultados.
Fazer é implementar o plano e medir o seu desempenho.
Checar ou Conferir é avaliar as medições e relatar os resultados aos tomadores de decisão.
Agir é decidir sobre as mudanças necessárias para melhorar todo o processo.
Deming defendeu que todos os gestores precisavam ter o que ele chamou de System of Profound Knowledge (Sistema de Conhecimento Profundo), que consiste em quatro partes:
- Apreciação de um sistema: a compreensão dos processos globais que envolvem os fornecedores, produtores e clientes (ou beneficiários) de bens e serviços;
- Conhecimento de variação: o intervalo e as causas da variação na qualidade, e uso de amostragem estatística nas medições;
- Teoria do conhecimento: os conceitos que explicam o conhecimento e os limites do que pode ser conhecido.
- O conhecimento da psicologia: conceitos de natureza humana.
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo
0 comentários:
Postar um comentário