sexta-feira, 11 de maio de 2012

1º Círculo da Qualidade - PDCA de Demings

W. Edwards Deming em 1950 propôs que os processos de negócios deveriam ser analisados ​​e medidos para identificar as fontes de variações que fazem os produtos desviarem-se dos requisitos do cliente. Recomendou que os processos comerciais fossem colocados em um círculo de retroalimentação contínua, de modo que os gestores pudessem identificar e mudar as partes do processo que necessitavam melhorias.

Deming criou um diagrama para ilustrar este processo contínuo, comumente conhecido como o Ciclo PDCA, sigla para Plan (Planejar), Do (Realizar), Check (Checar ou Conferir), Act (Agir).


Planejar é projetar ou revisar os componentes do processos de negócios para melhorar os resultados.
Fazer é implementar o plano e medir o seu desempenho.
Checar ou Conferir é avaliar as medições e relatar os resultados aos tomadores de decisão.
Agir é decidir sobre as mudanças necessárias para melhorar todo o processo.

Deming defendeu que todos os gestores precisavam ter o que ele chamou de System of Profound Knowledge (Sistema de Conhecimento Profundo), que consiste em quatro partes:

  1. Apreciação de um sistema: a compreensão dos processos globais que envolvem os fornecedores, produtores e clientes (ou beneficiários) de bens e serviços; 
  2. Conhecimento de variação: o intervalo e as causas da variação na qualidade, e uso de amostragem estatística nas medições; 
  3. Teoria do conhecimento: os conceitos que explicam o conhecimento e os limites do que pode ser conhecido. 
  4. O conhecimento da psicologia: conceitos de natureza humana.
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário