domingo, 22 de abril de 2012

Empregabilidade - Precisamos compartilhar

Sou da área de Informática e mais de uma vez já ouvi a frase "Hoje compartilhei tal coisa", só que essa tal coisa é sempre uma foto, um vídeo, uma piada, uma fração de um pensamento. O problema é: "já compartilhou uma ideia boa que teve?" Não isso não, esse é meu segredo para ficar rico. "Já compartilhou seus arquivos fontes?" Está louco? se fizer isso qual seria meu diferencial? Acredito fielmente que isso não é exclusividade e ocorre somente na área de Informática.

Sim, as pessoas estão compartilhando mais informações, porém qual é o nível dessas informações? Confesso que sou Professor a muito tempo, e vejo que existem duas espécies de professores, aqueles que ministram sua aula e divulgam a informação necessária para que o aluno possa ter o conhecimento e pronto. Não divulgam seus projetos completos, não divulgam seus arquivos fontes, não divulgam suas fontes de informação, e se defendem dizendo que o "aluno deve correr atrás". Concordo, o aluno realmente deve correr atrás de novos conhecimentos e de novas descobertas não daquilo que já foi dominado.

Existem outros professores, veja um exemplo aqui, que não possuem o menor medo em divulgar toda a informação que possuem, seus arquivos fontes, suas ideias, seus mais "preciosos" dados. Certa vez ao assistir "Mister M" (o paladino negro da noite) dizendo que estava compartilhando o Segredo dos Mágicos pois assim eles teriam de aprender novos truques, ao invés de ficar fazendo desaparecer o Elefante. Essa semana divulguei na minha página a impressionante notícia que o Ministério do Planejamento compartilhou sua metodologia, são vários documentos fontes que qualquer um pode baixar e aplicar. Isso realmente é maravilhoso, se todas as empresas parassem de achar que isso é um segredo de estado e divulgassem tais documentos veríamos muita coisa diferente e muita coisa seria melhorada, pois pelo que saiba, depois de "Mister M" a mágica não acabou e realmente se renovou e hoje vemos novos mágicos e truques.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário