sábado, 14 de abril de 2012

Linguagens - Dart

Parece que realmente o Google não cansa de recriar as coisas, primeiro foi o Android e agora aparece em cena uma linguagem chamada Google Dart, ou simplesmente Dart, não pense que isso é uma sigla para alguma coisa, é simplesmente uma evolução da linguagem "Dash". Essa nova linguagem ainda é considerada um preview, versão 0.8, e pode ser conhecida e testada em sua página oficial.

O plano não é nem um pouco ambicioso, na visão do Google a Dart será o substituto de JavaScript, utilizada atualmente na grande maioria dos sites para codificar a camada do cliente e realizar diversas ações. Para realizar essa tarefa, o Google está dotando a linguagem do que existe de melhor sendo que seu grande diferencial são suas bibliotecas, um editor, uma máquina virtual (VM) para servidores e navegadores, e um compilador de JavaScript tudo visando tornar a linguagem mais fácil e veloz. Essa não é a primeira linguagem que o Google tenta para achar um substituto do JavaScript, existe a desconhecida Go, que utiliza uma sintaxe muito parecida com C, porém, a própria empresa a considera como um complemento (e não um substituto) para Dart.

Dart é a promessa de alto risco da Google e se será um sucesso tornando-se um substituto natural para a linguagem JavaScript só o tempo dirá. Atualmente, se sabe que até o início deste ano somente o navegador Chrome possui planos para rodar Dart, mas nem tudo é tão escuro nesse mundo, para facilitar a migração, a Google está divulgando um compilador projetado para traduzir o código Dart para  JavaScript de modo que possa rodar em qualquer navegador e o editor Eclipse já anunciou que pretende trabalhar com a linguagem.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário