sexta-feira, 11 de julho de 2014

Linux - Coisas que só o terminal faz para você

Trabalhar com o Linux significa que por mais que se tente não vai conseguir fugir da tela preta do terminal, muita coisa pode ser conseguida através das telas gráficas, mas fica muito mais fácil ir pelo terminal para executar os passos. Por exemplo, essa é a tela do meu Linux:



Se desejar, pode baixá-la para ver de mais perto, na barra de ícones superiores instalei 3 aplicações muito úteis: Calendário (que sincroniza com o Google Calendar), Meu Tempo (que me informa a previsão do tempo e outros detalhes) e Sticky Notes (popularmente conhecidos como aquelas coisas amarelas que grudam e não grudam - que não posso colocar o nome por ser uma marca registrada). Os passos para instalá-las ficam muito simples através do terminal, então pressione Ctrl + Alt + T e vamos lá (vou colocar o número das linhas apenas para facilitar a explicação, não digite isso):

1. $ sudo su
2. # add-apt-repository ppa:atareao/atareao
3. # add-apt-repository ppa:umang/indicator-stickynotes
4. # apt-get update
5. # apt-get install calendar-indicator
6. # apt-get install my-weather-indicator
7. # apt-get install indicator-stickynotes
8. # exit
9. $ exit

Pronto já pode voltar a respirar, passou, passou. Vamos entender tudo o que foi feito. Entramos em modo superusuário (observe que o cursor muda - linha 1), baixamos dois repositórios de softwares não colocados por padrão (linhas 2 e 3), atualizamos o apt-get (programa padrão responsável pelos softwares do Ubuntu - linha 4), baixamos os três aplicativos (linhas 5, 6 e 7), saímos do modo superusuário (linha 8) e saímos do terminal (linha 9).

Agora basta na janela de pesquisa (pressione no teclado o símbolo do Windows) e acessarmos as aplicações, uma vez que estão configuradas com suas preferências e abertas seus ícones vão para a barra superior.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário