sábado, 19 de julho de 2014

Linux - Reencontrando a Lua

Há um bom tempo atrás publiquei uma postagem sobre a linguagem de programação brasileira chamada Lua. E agora com o Linux reencontrei essa fantástica linguagem em um programa bem interessante para se ter no Desktop, veja a imagem abaixo:

Observe que podemos ter detalhes como data, hora, uso de CPU, RAM, Rede, disco e a área de troca. Para instalar essa maravilha é bem simples (basta tomar alguns cuidados básicos). Vamos a um passo a passo:

1. Baixar o seguinte pacote clique aqui.

2. Com um duplo clique proceda sua instalação através da Central de Programas.

Se deseja sofisticar um pouco mais, recomendo baixar o modo de anéis, são representações em anéis dos recursos do sistema. Para isso, siga os seguintes passos:

1. Baixar o arquivo compactado com o tema do site: http://gnome-look.org/content/show.php/Conky+lua?content=139024

2. Descompactar e na pasta criada extrair o pacote da sua distro, por exemplo para o Ubuntu utilize o arquivo "Conky ubuntu-lua.tar.gz".

3. Copiar este pacote para a pasta /home/[usuario].

4. Descompactar e renomear esta pasta para .conky – fazemos isso por mera segurança para tornar a pasta invisível – Localize-o pressionando Ctrl+H no Nautilus/Nemo.

5. Com o gEdit/Geany, editar o arquivo conkrc e modificar as seguintes seções:
# Window specifications #
own_window_class Conky
own_window yes
own_window_type normal
own_window_argb_visual yes
own_window_argb_value 25
own_window_hints undecorated,below,sticky,skip_taskbar,skip_pager

# Lua Load  #
lua_load ~/.conky/clock_rings.lua
lua_draw_hook_pre clock_rings
7. Se desejar que o Conky seja chamado toda vez que seu sistema for ligado, proceda da seguinte forma: Pressionar a tecla Super (que tem o Windows desenhado) e procurar por "Aplicativos de Sessão", esses são os aplicativos que são iniciados na seção, pressione o botão adicionar e defina os seguintes parâmetros:

Nome: conky-lua
Comando: conky -c ./.conky/conkyrc

Salve as alterações e agora basta sair e entrar novamente na seção para ter sua barra espetacular. A ideia dessa barra veio do Blog UnixMen, resolvi simplificá-la e trazê-la espero que seja proveitoso.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário