sábado, 26 de julho de 2014

Linux - Aplicativos Úteis no Ubuntu

Em algumas postagens atrás, comentei sobre os aplicativos que usamos (o que não significa que sejam os melhores pois isso depende do gosto de cada um), um simples relação de aplicativos mais comuns em cada sistema (Windows e Linux).

Vejamos uma pequena relação de preferência e benefício, existem alguns aplicativos no Linux que são fantásticos e facilitam muito a vida. Como a minha distro é a Ubuntu 14.04 consigo encontrar todos os aplicativos pela Central de Programas do Ubuntu, ou seja, nada de traumas com "Janela de Terminal" com comandos "sudo apt-get":

Nemo


O Nautilus é um bom gerenciador de janelas, mas o costume com o Microsoft Explorer me fez encontrar no Nemo um gerenciador muito melhor, que vem por padrão no Linux Mint.


Na barra da esquerda existe a possibilidade de criar uma árvore de pastas, o que facilita muito a localização e o trato dos arquivos, além das vantagens do Nautilus que permite abrir novas Abas com os arquivos. Pode-se dizer que é o melhor de dois mundos.

EasyTag


Rhythmbox me fez adquirir uma preocupação que não tinha com o WinAmp, as tags do arquivo MP3. Cada arquivo MP3 possui uma ficha que contêm dados da música, tais como, compositor, título, ano e por aí vai. O Rhythmbox se baseia nessa relação para ordenar as músicas por categorias então as mesmas devem estar organizadas e preenchidas corretamente. Quando se é um aficionado que tem várias músicas no computador (seja por "ripar" um CD ou comprá-las da Amazon) organizar essas tags pode ser um trabalho muito complexo.


Com esse aplicativo o trabalho manual de arquivo a arquivo se transforma em algo muito prático, do lado esquerdo temos a informação da pasta, acima os dados do arquivo, podemos selecionar vários e numa tacada só modificar algumas das tags comuns, como álbum ou ano.

Planner


Não consigo viver sem um Gerenciador de Projetos e o Planner, que descobri junto com o Linux Educacional muito parecido com o Microsof Project, me atende muito bem para as diversas tarefas que preciso realizar.

Com visões como Gráfico de Gantt, Tarefas ou Recursos é muito bom para aqueles projetos que precisam de um bom planejamento. Também sou tendencioso pelo GanttProject, mas prefiro o Planner por ter mais recursos.

XMind


Foi o único que não consegui encontrar direto na Central de Programas, só que basta fazer o download direto do site oficial e ao baixar, clique no arquivo com extensão deb. Desde que descobri sua utilidade utilizo os mapas mentais para tudo o que faço de escrever um texto até organizar minhas de ideias (veja a série "A Arte da Guerra").

Entre todos os editores de mapa mental, o XMind ganha disparado, não apenas pelos modelos disponíveis como também pela facilidade de criação (inclusive o tenho instalado no meu Tablet).

Esses são os programas que não consigo viver sem e acredito que fazem parte daquela relação que deveria vir junto com a distro oficial.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo






0 comentários:

Postar um comentário