Vejamos uma pequena relação de preferência e benefício, existem alguns aplicativos no Linux que são fantásticos e facilitam muito a vida. Como a minha distro é a Ubuntu 14.04 consigo encontrar todos os aplicativos pela Central de Programas do Ubuntu, ou seja, nada de traumas com "Janela de Terminal" com comandos "sudo apt-get":
Nemo
O Nautilus é um bom gerenciador de janelas, mas o costume com o Microsoft Explorer me fez encontrar no Nemo um gerenciador muito melhor, que vem por padrão no Linux Mint.
Na barra da esquerda existe a possibilidade de criar uma árvore de pastas, o que facilita muito a localização e o trato dos arquivos, além das vantagens do Nautilus que permite abrir novas Abas com os arquivos. Pode-se dizer que é o melhor de dois mundos.
EasyTag
O Rhythmbox me fez adquirir uma preocupação que não tinha com o WinAmp, as tags do arquivo MP3. Cada arquivo MP3 possui uma ficha que contêm dados da música, tais como, compositor, título, ano e por aí vai. O Rhythmbox se baseia nessa relação para ordenar as músicas por categorias então as mesmas devem estar organizadas e preenchidas corretamente. Quando se é um aficionado que tem várias músicas no computador (seja por "ripar" um CD ou comprá-las da Amazon) organizar essas tags pode ser um trabalho muito complexo.
Com esse aplicativo o trabalho manual de arquivo a arquivo se transforma em algo muito prático, do lado esquerdo temos a informação da pasta, acima os dados do arquivo, podemos selecionar vários e numa tacada só modificar algumas das tags comuns, como álbum ou ano.
Planner
Não consigo viver sem um Gerenciador de Projetos e o Planner, que descobri junto com o Linux Educacional muito parecido com o Microsof Project, me atende muito bem para as diversas tarefas que preciso realizar.
Com visões como Gráfico de Gantt, Tarefas ou Recursos é muito bom para aqueles projetos que precisam de um bom planejamento. Também sou tendencioso pelo GanttProject, mas prefiro o Planner por ter mais recursos.
XMind
Foi o único que não consegui encontrar direto na Central de Programas, só que basta fazer o download direto do site oficial e ao baixar, clique no arquivo com extensão deb. Desde que descobri sua utilidade utilizo os mapas mentais para tudo o que faço de escrever um texto até organizar minhas de ideias (veja a série "A Arte da Guerra").
Entre todos os editores de mapa mental, o XMind ganha disparado, não apenas pelos modelos disponíveis como também pela facilidade de criação (inclusive o tenho instalado no meu Tablet).
Esses são os programas que não consigo viver sem e acredito que fazem parte daquela relação que deveria vir junto com a distro oficial.
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo
0 comentários:
Postar um comentário