sábado, 30 de abril de 2016

Mobile - Ubuntu Phone ou Android

Certa vez um aluno me perguntou: Qual a diferença entre o Ubuntu Phone e o Android, visto que os dois são uma distribuição Linux para celular? Acho que o detalhe mais precioso em ser professor está exatamente aí, nas questões que normalmente não pensamos e que devemos ter a resposta na ponta da língua (ou usar a velha desculpa, irei pesquisar e lhe darei a resposta).

Mas neste caso a resposta foi simples, simples como uma tese de doutorado, creio que a maior diferença seja que o Ubuntu Phone nasceu como um Sistema Operacional nativo para Linux a partir do Debian enquanto que o Android foi adaptado para ser um Linux. Calma e antes que os defensores do Android queiram minha cabeça explico.

Android nasceu para ser colocado em um Celular em uma época que as pessoas não conheciam a palavra "Convergência". Sua base de construção foi o Kernel do Linux com algumas modificações para se adaptar ao dispositivo móvel, simplificando o Android é uma máquina virtual Java (denominada Dalvik) sobre um Linux, possui suporte para o desenvolvimento de aplicações nesta linguagem através de um conjunto com bibliotecas e serviços. Basta ver qualquer imagem de sua estrutura:


Ubuntu Phone é bem diferente, primeiro que ele nasceu no Desktop, a primeira versão era chamada de Ubuntu Touch e servia para se utilizar com telas sensíveis ao toque, que começavam a aparecerem em muitos Notebooks. A segunda tentativa foi colocar esse sistema no telefone, porém era restrito ao Nexus, e ainda assim muitas vezes travava, consumia muita bateria, não aparecia a som e muitos outros problemas. A terceira foi em 2014 quando surgiu o BQ Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, só vendido em 2015 e restrito a Europa.


Paro a história por aqui, que pode facilmente ser lida na Wikipedia, e retorno ao sistema em si. A ideia central da Canonical é criar um sistema que permita a "Convergência", e o que é isso? Pense em todo o hardware que existe a sua disposição: desktop, notebook, tablet, celular, relógio, televisão, carro, e por essa linha vamos. Agora vamos pensar no lado do desenvolvedor ou mesmo de um usuário. Um aplicativo que roda no Desktop provavelmente também roda no Notebook pelo simples motivo do sistema operacional de ambos serem o mesmo. Se o tablet possuir o mesmo sistema então é bem provável que o mesmo aplicativo também rode, se o celular possuir o mesmo sistema, e por aí vai em uma Convergência entre Hardware e Software. Ou seja, seria o melhor dos mundos para qualquer desenvolvedor ou usuário.

É essa a loucura que todos os Sistemas Operacionais perseguem atualmente e podemos dizer que o Ubuntu está na frente, o sistema em desktop está se adaptando para um novo modelo de pacotes (denominado Snappy) e já roda em celulares e tablets com razoável estabilidade e sucesso.

O Android permanece preso ao mundo móvel, não que isso seja uma falha ou um problema, é apenas uma característica de um sistema que nasceu para dispositivos móveis enquanto que o Ubuntu Phone foi definido como um sistema para realizar a Convergência.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário