domingo, 16 de fevereiro de 2020

Robótica - Sensores 2 de 37

No artigo anterior falamos sobre o módulo Joystick, nesse vamos para o nosso segundo módulo denominado KY-019 5V relay, um nome bem complicado para este interessante e útil módulo.

ATENÇÃO - Usaremos uma corrente de 110/220 Voltz todo cuidado é pouco - De maneira alguma isso deve ser usado por crianças (com ou sem supervisão de adultos).

02. Módulo Relé

Segundo a eletrônica sabemos que um Relé (ou Relê) é um interruptor eletromecânico que é acionado quando uma corrente elétrica passa por suas bobinas, isso cria um campo magnético, o resultado e a atração (ou repulção) de uma alavanca.

Traduzindo isso para o bom português quer dizer que podemos ligar ou desligar determinado componente elétrico (lâmpadas, alarme anti-roubo, controlar a abertura/fechamento de uma torneira, brinquedos ou uma tranca elétrica de porta) através do Arduino. Comumente isso é muito usado em circuitos de controle de automação, ou seja, uma pequena corrente para controlar uma grande operação através de um "interruptor automático".

Observe que o módulo possui 2 partes: um circuito de entrada (do lado esquerdo da figura) que permite uma corrente de 30V a 250V e 10A e um circuito de saída (que é ligado ao Arduino) com 3 pinos.

O esquema de ligação é o seguinte:



São três conectores de ligação de entrada do Relé, porém somente os dois primeiros são utilizados, um dos fios da tomada segue para essa entrada e outro fio vai para o dispositivo (que nesse caso é uma lâmpada de bancada). Do outro lado a entrada para o Arduíno é bem simples (boa parte dos outros sensores seguirá o mesmo padrão):
  • - para o GND (ou terra)
  • + para a 5V
  • S para a digital (que iremos ligar no pino 10)
 Feita as ligações vamos para o programa:

#define RELAY 10

void setup() {   
  pinMode(RELAY,OUTPUT);
} 

void loop() {   
  digitalWrite(RELAY,HIGH);
  delay(5000);      
  digitalWrite(RELAY,LOW);
  delay(5000); 
} 

Se alguma vez já viu um programa para acender e apagar um LED verá que não existe a menor diferença. Estabelecemos uma constante RELAY com o valor 10 (isso é realizado somente para dar melhor clareza ao código), no método inicial (setup) definimos a pino 10 como saída. Durante o tempo de vida do programa (loop) ligamos o pino 10, esperamos 5 segundos, desligamos o pino 10 e esperamos mais 5 segundos.

Ou seja, se tudo estiver correto a lâmpada será ligada por 5 segundos e ficará apagada por 5 segundos, e essa ação será repetida. Esse é um componente muito utilizado (pessoalmente tenho mais alguns) principalmente em projetos que necessitam trabalhar com correntes bem mais altas que 5V (que é o padrão do Arduino).

Obrigado e até o próximo sensor
Fernando Anselmo

Dica: Se possui uma impressora 3D existe uma caixinha bem interessante para este módulo disponível gratuitamente na Thingverse.

0 comentários:

Postar um comentário