sábado, 26 de março de 2011

Android - A Escolha

Amores vem e vão, e mais uma vez estou completamente apaixonado, Android é uma linguagem, e um ambiente operacional, da Google para se criar aplicações para dispositivos móveis. Tudo começou com uma pequena dúvida, nesta época podiamos dividir as linguagens de ambientes móveis em três grupos:

1. Objective-C. Tudo o que atualmente a Apple tem feito, tem causado um enorme furor, seja seu fantástico iPhone, ou quem sabe seu audível iPod e agora seu tablet iPad. Posso até nem saber o que vem a ser um tablet, mas quero um iPad. A linguagem usada nessa parafernália chama Objective-C, porém, para desenvolver nisso você precisará de um ambiente MacOS (não, não roda nem no Windows ou Linux), baixar o X-Code e se filiar a Apple Developers. Ou seja, acabou sendo uma paixão cheia de limitações na minha vida.

2. JavaX. O tão prometido ambiente ficou igual a perna de cobra, alguns até juram que já viram, mas qual celular isso roda? até que era uma excelente promessa depois do sub-utilizado que ficou a JavaME. Foi um amor, continua sendo, e quem sabe um dia quando ela me olhar com aqueles olhinhos verdes cheios de promessa.

3. Symbian. Notoriamente tão utilizado quanto Windows e IE, rápido, prático e muito fácil de programar, entretanto seus programadores são tão raros quanto políticos ficha limpa (que ninguém inclusive fala quem são) parece até que os programas brotam por mágica, tipo assim: pluft. E foi como mágica que aos poucos os programas estão desaparecendo. Mas quem sabe como mágica mais uma vez ela retorne.

E de repente a Google (lembra dela?) aparece sorrateiramente com seu robozinho verde, não sei acho que foi a época que vivemos nessa cultura de pró-natureza, reciclagem e essa coisa de Salvem o Verde a todo custo que o "Android" pegou, e firme, para se ter uma idéia de 2008 para cá foram escritos mais de 50 livros (do básico ao avançado da linguagem) aqui no Brasil, até o momento temos 2, um da Novatec e outro que é uma tradução do livro da O'Reilly (também representada no Brasil pela Novatec).

Quais são as vantagens desta nova linguagem (no ponto de vista de quem irá desenvolver):
  1. Multi ambiente (Windows, MacOS e Linux), não ficar presa como a Objective-C é um ponto forte do ambiente Android SDK.
  2. Plugins para os ambientes Eclipse e Netbeans, os dois principais ambientes dos programadores podem ser utilizados para desenvolvimento.
  3. Emulador. Necessário para qualquer ambiente, mas o do Android até Internet acessa, reproduz perfeitamente o que é o celular.
  4. Integração com Java. Isso é um fator decisivo, diferente de Symbian, Android usa Java como Struts 2 ou Hibernate usam
  5. Banco de dados embutido. Android já vem com o SQLite que muitos podem achar em se tratar de uma cópia do HSQLDB. Mas ele é rápido, prático e atende todas as necessidades de qualquer projeto.
Isso tudo significa que você precisa aprender um pouco da estrutura dos Activity, uma pitada de XML e já estará começando a criar seus programinhas para celular. Então minha escolha foi a mais simples possível, comprei um Celular Samsung Galaxy 5 - GSM com Sistema Operacional Android 2.1, Tecnologia 3G, Wi-Fi, GPS, Câmera 2.0 MP, Filmadora, MP3 Player, Rádio FM, Bluetooth 2.1, Fone, Cabo de Dados e Cartão de 2GB. E estava pronto para curtir um novo amor.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

PS. Interessante página do Felipe Silveira sobre desenvolvimento para o Android.

Um comentário:

  1. Muito legal Selmão...
    SHow de bola!
    Um abraço e parabéns pelos post's.
    Todos muito bons!
    Um abraço

    ResponderExcluir