domingo, 5 de maio de 2013

Estratégia - A Arte da Guerra - Ataque com Fogo

Na época em que foi escrito "A Arte da Guerra", atacar com fogo pode ser descrito como utilizar com o recurso mais destrutivo que possuímos. Ou seja, agora é hora de mostrarmos o que temos a mão para vencermos a batalha em um único movimento rápido e preciso. Sun Tzu alerta sobre o momento de executá-lo, porque essa forte preocupação? Pode-se dizer que o momento é tudo.

Em Xadrez existem as jogadas clássicas, uma delas é chamada Ataque Marshall, no qual o jogador sacrifica deliberadamente a Rainha (uma das peças mais poderosas do jogo) para obter a vitória. Outra jogada conhecida é a de Anderssen no qual apesar de ter sacrificado um Bispo, ambas as Torres e a Rainha conseguiu aplicar um xeque-mate. Isso demonstra que ao escolhermos o momento correto e usarmos tudo que temos a nossa disposição podemos vencer.

Outro alerta importante neste capítulo é sobre ir para a “guerra” carregando “fogo de palha”, ou seja, ir simplesmente porque os líderes estão furiosos com alguma coisa. Esse é o famoso momento que precisamos contar até 10 e analisarmos criticamente essa resolução.


Leia aqui sobre o ataque de Marshall.
Leia aqui sobre a partida imortal de Anderssen.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário