domingo, 12 de maio de 2013

Estratégia - A Arte da Guerra - O Emprego de Agentes Secretos

Quem nunca ouviu falar de 007? Muito usado na guerra, os Agentes Secretos devem ser utilizados em qualquer modelo de negócio ou mesmo na carreira. Recentemente passou um filme sobre o criador do Facebook chamado “You don't get to 500 million friends without making a few enemies” (algo como, "Você não pode fazer 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos") encontrado no Brasil como “A Rede Social”, a lógica é bem simples quanto mais amigos possuímos mais aumentará o número de invejosos.

Observe isso funcionando através das grandes lojas que são consideradas vilãs na terra como Mc Donald’s ou Microsoft. Permita-me citar outro filme chamado “Super Size Me” (algo como, "Meu tamanho gigante") encontrado no Brasil como “A Dieta do Palhaço”, o Mc Donald’s imediatamente tomou providências, retirou o tamanho Super Size e adicionou sucos e saladas ao seu cardápio (qual outra loja de Fast Food faria o mesmo?), já a “satânica” Microsoft é uma das poucas que permite ao desenvolvedor realizar livremente seu modelo de negócio.

Retornando ao assunto, ter pessoas infiltradas em grupos contrários fornecendo informações é essencial para a sobrevivência em qualquer mundo seja dos negócios ou particular. Lembre-se que vivemos através da venda da nossa imagem e isso faz toda a diferença.

Permita-me agora citar meu caso, sou escritor com 14 livros (o 15 saindo do forno) sobre diversos assuntos e mais de 25 anos de experiência, obviamente neste caminho não passei sem deixar algumas mágoas, uma delas tentou me difamar de modo mesquinho e ridículo ao publicar em uma lista de Java suas opiniões contrárias a minha entrada no grupo de Java Champions (profissionais em destaque do mundo inteiro que deram sua contribuição à expansão do Java) ao invés de ficar satisfeito que mais um Brasileiro pertence a este seleto clube. Reação que era esperada, que eu subisse “nas tamancas” e o mandasse “plantar batatas” ao mesmo nível dos elogios colocados e mostrasse a todos que sou realmente um idiota, minha reação? Silêncio e deixar a coisa se apagar por si só, pois havia sido informado antes do ocorrido e havia preparado todas minhas reações.

Agentes secretos são úteis não apenas em filmes, mas em todos os aspectos de sua vida como um todo. Cultive pessoas de confiança que podem lhe fornecer informações sobre tudo que o cerca e tudo o que achar necessário conhecer.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário