domingo, 2 de junho de 2013

Software - Iniciando com o Linux Educacional

Incrível como neste País as coisas boas não são muito divulgadas. No MEC existe um fantástico projeto chamado "Linux Educacional" que é um sistema operacional de Software Livre criado com base na distro Ubuntu (aproveitando deste todas as suas facilidades), atualmente foi lançada a versão 5.0 (que pode ser baixada aqui).

O que tem de diferente neste sistema? Posso responder a isso com uma palavra "Customização". Como o nome diz é um Projeto Educacional então logo de cara uma barra fornece os destaques do sistema: 1. Acesso aos arquivos de Conteúdo Educacional (de domínio público), 2. Banco Internacional de Objetos Educacionais, 3. Portal do Professor e 4. Projeto TV Escola. Além disso está recheado de vários programas que fazem a alegria de qualquer professor de ensino de Ciências, Matemática, Geografia, História e Letras. Por exemplo, temos na categoria Ciências um programa que ensina e simula a "Teoria dos Grafos" no "Portal do Professor" temos milhares de aulas prontas que são trocadas e melhoradas pelos professores de todo o país.

Porque essa paranoia de construir um Sistema Operacional e não usar de uma vez o Windows nas escolas? Novamente, posso responder a isso com uma palavra "Custo". Primeiro pense no custo de popular os laboratórios de um município inteiro com licenças do Windows, não tem nada a ver com "Não gosto do Windows", é simplesmente não fazer pirataria. Se você não sabe as licenças são pagas, muitas vezes o preço se encontra embutido no valor da máquina. Só neste aspecto já seria uma razoável economia. Segundo que um Sistema Operacional customizado pode ser muito melhor aproveitado em pequenos computadores. Por exemplo, o computador que instalei a versão para testes é um s-book Six, processador Atom Intel 1.6 GHz, 2 Mb de Ram e 250 Gb de HD com uma tela de 10.2" e roda com uma excelente performance. Ou seja, posso dar vida a uma máquina que normalmente já estaria em uma gaveta pegando poeira ou desmontada (para se ter uma ideia originalmente veio com o Windows Vista SE).

Não estou sugerindo que você corra e substitua o sistema operacional da sua máquina para essa versão, estou sugerindo é que fique de olho pois cada vez mais o Linux tem conseguido mais espaços e se no futuro teremos uma geração de jovens que aprendeu na escola a usar esse sistema adivinhe qual o sistema que estes jovens usarão? (por favor responda usando uma palavra).

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

PS. Recomendo que você baixe o Manual do Sistema antes de começar suas aventuras.

0 comentários:

Postar um comentário