sábado, 8 de junho de 2013

Projeto - Gold Plating

Como podemos definir o que significa um projeto de sucesso? Para uma equipe técnica pode ser encarado como entregar o software com o que há de melhor em termos de Linguagem e Arquitetura. O Gerente pode raciocinar como entregar os projetos no prazo estipulado e finalmente o cliente de desejar receber um projeto com qualidade e bem produzido.

“Gold Plating” é definido como sendo a adição de funcionalidades ao escopo do projeto ou entregas que não foram solicitadas pelo cliente. Ou seja, qualquer nova funcionalidade,  qualidade, desempenho que foi combinado. Este termo foi introduzido pela primeira vez no Livro de Rita Mulcahy: "Gold Plating: Não é recomendado pelo PMI fornecer extras ao cliente (por exemplo, funcionalidade adicional, componentes de alta qualidade, o alcance extra de trabalho, ou melhor, desempenho). Gold Plating não agrega valor ao projeto. Muitas vezes, essas adições são incluídas com base na impressão de que o cliente gostaria que a equipe do projeto fizesse. E essa impressão pode não ser precisa." (Rita Mulcahy, PMP Exam Prep Guide, 2nd Edition, Beaver's Pond Press, 2000, página 95).

Devemos ter em mente que a decisão de realizar um Gold Plating é tomada principalmente pelo Gerente do Projeto ou os envolvidos em discussões relacionadas escopo. O escopo é reforçado, sugerindo ao cliente mais do que foi solicitado e sem custo adicional. Não devemos sempre pensar que Os clientes estarão satisfeitos em obter algo que não pediram e não está nos seus desejos de resultado um novo produto ou serviço diferente do solicitado.

A melhoria realizada pode agregar facilidades no escopo e melhorar o produto ou serviço a ser entregue. Ou seja, podemos e devemos realizar inovação, ou agregação de valor sem que isso corra o risco de ser rejeitado ou visto como uma simples perfumaria. Uma boa regra é que as pessoas geralmente só desejam pagar por um produto que é considerado útil.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário