domingo, 23 de junho de 2013

Linux Educacional - Como Atualizar?

Uma das coisas mais irritantes do Windows é sua capacidade de adivinhar quando estamos com pressa para desligar o sistema e aparece aquela mensagem: "NÃO DESLIGUE O SISTEMA, Procedendo Atualização 1 de 999", e ainda irônico completa: "Aguarde, só vai levar uns minutinhos". Depois de uma boa hora rezando a Santa Paciência (na qual todos viramos devotos) conseguimos finalmente desligar o sistema e irmos atrasado para a reunião com o usuário. Ao chegar lá e ligar a máquina aparece a mensagem: "AGUARDE FINALIZANDO A ATUALIZAÇÃO". Juro que nesse momento a vontade que tenho é a de formatar a máquina.

Em postagens anteriores falei sobre o Linux Educacional (que a partir dessa usarei a abreviatura tradicional LE) que é uma alternativa do Governo Brasileiro (leia-se: MEC/PROINFO) para as escolas. E novamente vou me tornar repetitivo, não estou aqui para pregar a formatação de seu computador e o uso do LE, estou aqui para lhe propor uma sobrevida a uma máquina, que já estaria a muito tempo aposentada, e o aprendizado do Linux que só pode fazer bem ao seu currículo.

Por ser um clone do Ubuntu então seus comandos seguem os mesmos padrões e podemos atualizar todos os softwares instalados no sistema através de uma janela de terminal. Vejamos os passos:

  1. Abra uma janela do "Terminal UNIX"
  2. Digite: sudo su, e será solicitado a senha do administrador
  3. O cursor mudará de $ para #
  4. De vez em quando, use o comando: apt-get update para manter a lista dos pacotes fique sempre atualizada.
  5. Vamos usar um aplicativo chamado Aptitude, caso não se encontre instalado, digitar: apt-get install aptitude
  6. Para montar a lista dos pacotes alterados: aptitude update
  7. Para alterar os arquivos: aptitude safe-upgrade
  8. Para verificar os arquivos: aptitude -f install

Assim, todos os softwares do sistema serão atualizados. Entendeu agora porque os usuários de Linux vivem pregando o tema Liberdade, nada tem a ver com ser ou não gratuito, tem a ver com VOCÊ decidir como e quando as coisas acontecerão com o SEU computador.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

Aptitude é uma interface em modo texto para o sistema de pacotes Debian GNU/Linux e derivados. Assim como o apt-get, permite ver a lista de pacotes e realizar operações como instalação, atualização e remoção de pacotes, porém trata melhor a questão das dependências.

0 comentários:

Postar um comentário