quarta-feira, 24 de julho de 2013

Agile - BUP

A grande maioria das pessoas da área de informática já deve ter ouvido falar sobre RUP (Rational Unified Process), que atualmente está sendo chamado apenas de UP. Existe um documento de Ricardo Balduino desenvolvedor da IBM que descreve o BUP (Basic Unified Process), este documento orienta uma forma simplificada de lidar com equipes de poucos desenvolvedores e focadas em projetos de curto prazo (de 3 a 6 meses).

BUP está organizado em métodos e processos. Métodos são focados nas seguintes disciplinas: requisitos, arquitetura, desenvolvimento, teste, gerenciamento de projetos e gestão de mudança. Comparado com o RUP, algumas disciplinas, como Modelagem de Negócios, foram omitidos, enquanto alguns outros foram absorvidos. Processos foram subdivididos em iterações, agrupamentos de métodos, os quais podem ser aplicados, em paralelo, em diferentes etapas do projeto.

Os papéis são: Analista, Arquiteto, Desenvolvedor, Testador, Gerente de Projeto e um Any Role (qualquer papel). O número de tarefas e artefatos também foram reduzidos com a minimização da sobrecarga do cerimonial. Embora bem mais simples, ainda realizadas uma série de métodos, porém apenas um pequeno subconjunto será aplicado a qualquer projeto. Por este motivo, o BUP organiza sequências de métodos em processos personalizados sob medida.

Se isso realmente vai pegar? Creio ser uma interessante forma de interação para times que pensam em tecnologias ágeis, é um bom caminho para simplificar ações sem exigir cortes de qualquer metodologia porém com um excesso de adaptabilidade.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário