Por definição uma estratégia competitiva consiste em desenvolver uma larga fórmula como a empresa competirá, quais devem ser seus objetivos e quais políticas serão necessárias para alcançar tais objetivos. Podemos dividir os objetivos através dos seguintes aspectos:
- Investigação e Desenvolvimento
- Consulta de Mercado (Linhas de Produto similares)
- Finanças e Controle
- Mão de Obra
- Fabricação
- Comercialização / Distribuição
- Vendas / Compras
Esse ciclo é uma combinação das metas pelas quais uma empresa deve se esforçar para cumprir e os meios pelos quais está buscando sobreviver. Diferentes empresas possuem conceitos distintos.
Mas o que pretendo aqui é algo pouco diferente, aplicar a estratégia competitiva para a vida pessoal. Pegue uma folha de papel e trace três objetivos pessoais, por exemplo:
- Tirar uma certificação
- Fazer uma pós-graduação
- Sair de férias para o estrangeiro
Agora vamos colocar em uma planilha as seguintes informações:
- Trace em linhas gerais o que pretende fazer para atingir esses objetivos.
- Faça uma pesquisa aonde pode consegui-los.
- Qual o valor para atingir seus objetivos?
- Qual a mão de obra necessária para realizá-los (seja estudo, trabalho extra)?
- Comece o processo de fabricação dos seus objetivos.
- É possível comercializá-los? Por exemplo tirar uma certificação sua empresa pode querer pagar para isso?
- Venda a ideia. Uma vez atingindo tente ver formas de lucrar com o esforço realizado.
Uma vez que isso foi feito com três objetivos e você pegou a ideia tente ampliar o número e comece de uma vez a realizar todos os sonhos de sua vida.
Obrigado e até a próximaFernando Anselmo
0 comentários:
Postar um comentário