terça-feira, 10 de setembro de 2013

Apresentações - O Poder das Imagens

Um dos livros que mais amei ter escrito foi "O Guia para o Palestrante Empresarial", o criei como uma espécie de auto biografia na tentativa de poder expor o que aprendi nestes mais de 20 anos em que ministro apresentações e palestras.


Não pretendo lançar uma nova versão deste livro, não por ter esgotado o assunto, mas simplesmente por ter outros planos em mente. Só que vou aproveitar-me deste blog e publicar alguns "complementos" deste livro (não se preocupe, não terá de comprá-lo para entender o assunto).

Em 1970, a revista Scientif American publicou o resultado de um interessante experimento feito por Ralph Haber. Este experimento consistia em mostrar uma série de 2.560 slides de fotografias para uma pessoa a velocidade de uma a cada 10 segundos. Em cálculos simples em 7 horas todos os slides seriam vistos, porém foi mostrado em um período de vários dias. Após o último slide ter sido mostrado, foi realizado um teste que consistia em saber se a pessoa conseguiria reconhecê-los. Incrivelmente, a média atingida ficou entre 85% a 95% de reconhecimento.

Só que este experimento foi além, e, novamente, foram mostradas novas imagens só que agora a uma velocidade de uma por segundo. E por incrível que isso possa parecer o resultado final foi idêntico, ou seja, Haber demonstrou que o cérebro humano possui uma capacidade incrível para reter imagens.

Pensando de modo prático, qual a vantagem disso? Imagine a realização de uma apresentação para sua empresa, seja de um novo produto, seja de um novo sistema. Se deseja que as pessoas retenham as informações apresentadas se utilize de imagens ao invés de palavras. Deixe-me propor um teste simples, sem retornar seus olhos ao início deste texto quais foram as primeira palavras lidas (título não incluído)? Difícil não? Prova que dificilmente o cérebro armazena palavras. Obviamente que se lembra (em geral) do que leu até aqui (e poderia sem problemas fazer um resumo) pois é assim que nosso cérebro guarda as palavras, imagine isto como uma "Ficha Resumo". Agora feche os olhos e recorde da imagem colocada.

Resumidamente, ao ler um livro podemos fazer um resumo de um capítulo mas dificilmente lembraríamos de todas as palavras. Já o funcionamento é bem diferente para uma revista em quadrinhos, isto é, conseguiremos lembrar da maioria dos desenhos do primeiro ao último quadrinho, e muitas vezes até de determinados detalhes (faça um teste).

Então quando for estudar ou mostrar uma ideia pense em organizar sua apresentação em forma de imagem, seu cérebro recordará muito mais facilmente. Um site que vem conquistando muitos adeptos dia a dia chama-se Mural.ly e consiste em um organizador e apresentador de ideias totalmente visuais, tente e divirta-se.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário