domingo, 1 de setembro de 2013

Mineração de Dados - Técnicas de Integração de Dados

Em curto espaço de tempo, os resultados da mineração de dados podem ser rentáveis. Com centenas de gigabytes de dados a Integração de Dados pode fornecer uma visão unificada dos dados de negócios que poderiam estar espalhados por toda a organização. Este ponto de vista unificado pode ser construído com a utilização de uma variedade de técnicas e ferramentas.

As técnicas mais comuns de integração de dados são:

  • Consolidação de Dados - consiste na captura dos dados de vários fontes de origem e sua integração em um único repositório de dados persistente. Esse armazenamento pode ser utilizado para análise ou geração de relatórios, ou pode servir como uma nova fonte de dados para outras aplicações (por exemplo, nas ferramentas de ECM - Enterprise Content Management).
  • Federação de Dados - fornece uma visão virtual única de um ou mais arquivos de dados de origem. Relacionado a problemas de aplicativos de negócios para uma determina consulta, neste caso devemos recuperar os dados de repositórios adequados, integrá-los para coincidir com o ponto de vista virtual e definir as consultas para enviar os resultados para o aplicativo de negócios solicitante. Por definição, Federação de Dados obtém os dados dos sistemas de origem por demanda. Qualquer transformação de dados necessária é realizada como os dados são recuperados a partir da origem (por exemplo, nas ferramentas de EII - Enterprise Information Integration).
  • Propagação de Dados - cópia dados de um local para outro. Este modelo de aplicações trabalham com dados on-line, ou seja, são orientados a eventos. Atualizações são realizadas para o sistema de origem podem ser propagadas de forma assíncrona ou síncrona no sistema destino (por exemplo, nas ferramentas de EAI - Enterprise Application Integration e EDR - Enterprise Data Replication).
Segundo alguns modelos de Integração de dados, existe uma quarta técnica:
  • Abordagem Híbrida. As técnicas utilizadas por aplicações de integração de dados dependem tanto requisitos de negócios quanto da tecnologia. É comum um aplicativo de integração de dados usar uma abordagem híbrida, que envolve diversas técnicas de integração de dados (por exemplo, nas ferramentas de CDI - Customer Data Integration).
Em artigos posteriores voltaremos a tratar mais sobre o assunto de Data Mining, pois as ferramentas de mineração de dados podem responder perguntas de negócios que tradicionalmente eram muito complicadas para resolver.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário