quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mineração de Dados - ETL 2

Espero que tenha ficado claro os conceitos de ETL na postagem anterior. Recapitulando o essencial:
  • Extract - Extrair de diversas fontes de dados.
  • Transform - Transformar para otimizar as transações de negócio.
  • Load - Carregar para dentro do DW.
É muito complicado para o AD (Administrador do Banco de Dados) se conectar as diferentes variantes existentes dos bancos de dados atuais sem o uso de uma ferramenta, ainda mais que no caso dos BD (bancos de dados) as bases são constantemente alteradas ou existe uma nova necessidade a ser integrada. Resultado: qualquer trabalho manual necessitaria ser refeito.

O principal valor das empresas são as informações (diversas pessoas pregam que são seus colaboradores, este conceito é correto pois eles detêm anos de entendimento do negócio). Assim, necessidade de negócio torna-se um termo restrito que significa o núcleo das informações que os usuários finais precisam para realizar, ou seja, as decisões de negócio. Podemos listar outro requisito de modo a ampliar este conceito de necessidade de negócio, a exigência de identificar o conjunto de fontes de informação dinâmicas, esse é o objetivo que a equipe de ETL deve resolver em um DW.

Notamos que muitos conceitos foram adaptados, uma vez que o DW tornou-se vítima de seu próprio sucesso. A evidente compreensão e uma variável que deve ser examinada nas necessidades do negócio como uma atividade central da equipe de ETL. O atraso decorrente entre uma transação comercial e sua visão no DW deve drasticamente reduzido. Para muitas organizações, esse atraso é considerado inaceitável. Podemos considerar o DW como missão crítica, pois seus dados são enriquecidos dos diversos sistemas de informação que são utilizados para processar as transações de negócio.

Então, o essencial mesmo é que ETL poupa tempo e dinheiro e por isso está rapidamente se transformando na ovelha branca e de olhos azuis para quem sonha em ter um DW ágil. "Codificar Manualmente" pode ainda ser a forma mais comum de integração de dados. Porém, isso exige horas e horas de desenvolvimento e experiência para criar uma inteligência de negócio. Obter, no momento preciso, a informação que a empresa necessita e acionar diretamente essa escolha da fonte de dados é a magia que muitos querem aprender.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário