Não estou baixando o nível do Blog, a palavra procrastinar significa ser preguiçoso ou irresponsável (tá certo, estou baixando o nível do blog). Infelizmente, conheço muito bem sobre esse problema pois já presenciei seus efeitos durante a execução de muitos projetos. Existe ainda uma situação ainda mais comprometedora a esse respeito que é conhecida como "A Síndrome do Estudante" e por muitos é tida como um mecanismo de defesa natural.
Basicamente, significa tentar enrolar o trabalho até o último momento possível e consequentemente não obter novas atividades que seriamos capazes de executar, não porque somos preguiçosos, pelo contrário, porque estamos trabalhando tão duro que incondicionalmente achamos que somente temos "tempo" para completar uma determinada tarefa que foi superestimada a data de entrega.
A Síndrome do Estudante é o tipo mais comum de procrastinação, só que existe uma razão para se adiar a execução do trabalho e normalmente quando este é iniciado descobre-se que não existe mais o tempo que se havia previsto ou Murphy ataca gerando diversos erros nas versões entregues. Em projetos, é difícil obter "misericórdia" pelo serviço não realizado, pelos atrasos ou erros das tarefas, e eventualmente uma extensão do prazo final. Podemos identificar esses problemas com ferramentas tradicionais utilizadas para gerenciar projetos, tais como; Critical Path Method (CPM), Program Evaluation and Review Technique (PERT) ou o Diagrama de Gantt ao observamos que os prazos iniciais começam a se alongar demasiadamente.
Obviamente este é um terrível hábito, pois ao realizar serviços de forma exausta e não concentrada, não seremos capazes de explorar nossas habilidades que muitas vezes nos ajudam a sair de situações críticas. E o pior de tudo, acabamos por tornar isso um ciclo vicioso pois enquanto as pessoas estiverem sobrecarregadas com tarefas, inconscientemente inflacionarão as estimativas de prazos e deste modo perpetua-se A Síndrome do Estudante e a Procrastinação da equipe.
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo
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