Muitas referências podem ser encontradas na literatura, e Benchmarking foi classificado em duas categorias distintas:
- Aferição Técnica - Interpretada pela equipe de projeto para determinar os recursos de produtos ou serviços, especialmente em comparação aos produtos ou serviços dos principais concorrentes. Por exemplo, em uma escala de um a quatro, sendo quatro os melhores, como podemos classificar as propriedades dos produtos ou serviços da sua empresa? Se não podemos obter dados concretos, os esforços de marketing podem ser insuficientes, e os produtos/serviços inadequadas para serem competitivos.
- Benchmarking Competitivo - Compara o quão bem (ou mal) uma organização está procedendo em relação ao líder da concorrência, especialmente no que diz respeito aos atributos mais importantes, tais como, funções ou valores associados aos produtos ou serviços da organização. Se não temos dados concretos, os esforços de marketing podem ser equivocados bem como os esforços do projeto.
Podemos fornecer informações sobre comparações de diferentes métodos de solução através de um conjunto padronizado de problemas. Apesar de muito esforço ter sido investido em tornar resultados comparáveis, em uma situação crítica, devemos tentar que os modelos de escolha sejam o mais similares possíveis, deste modo torna-se covardia comparar um Fusca a uma Ferrari.
E qual a vantagem disso para sua carreira? Que o principal objetivo do Benchmarking inclui uma pesquisa e análise que vai fornecer uma ampla comparação entre as melhores práticas utilizadas. Traduzindo, a técnica é direcionada pelos seguintes passos: Planejamento > Coleta de Informações > Análise > Implementação > Monitoramento. Porém isso é assunto para um próximo artigo.
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo
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