Em vermelho estão as teclas de atalho de cada uma das ferramentas (Sh = Shift). Vamos a uma explicação geral de cada ferramenta e como usá-la e lembre-se que uma vez selecionada uma área tudo o que se fizer afeta exclusivamente esta área o que pode ser uma vantagem na hora de apagar ou pintar.
- Seleção Retangular - criar uma área editável retangular. Use as opções desta ferramenta para especificar como a nova seleção que pode ser combinada com seleções já existentes. Mantenha pressionada a tecla Shift para criar um quadrado perfeito.
- Seleção Elipse - como a ferramenta Retangular, só que com formato de seleção elíptica. Mantenha pressionada a tecla Shift para criar um círculo perfeito.
- Seleção Livre - criar uma seleção com curvas e contornos poligonais. Vários tipos de contornos podem ser misturadas numa única seleção.
- Seleção Contínua - selecionar os pixels com base na semelhança de cor e proximidade com o ponto clicado na janela da imagem. Pode-se usar as configurações de limite superior da caixa de diálogo nas opções da ferramenta para obter mais pixels selecionados. Pode-se alterar o limite movendo o mouse e pressionando o botão esquerdo. Verifique a caixa de seleção mesclada de exemplo para escolher pixels da tela visível (ou seja, de todas as camadas combinadas) em vez de apenas a camada atual.
- Seleção por cor - semelhante a Contínua, com a exceção de que os pixels escolhidos não precisam estar próximos uns dos outros.
- Tesoura - determinar as bordas numa imagem, tornando mais fácil traçar uma figura irregular para criar uma seleção ao seu redor.
- Vetores (Seleção de Primeiro Plano) - isolar vários objetos em uma única camada de seleção.
- Caminhos - componentes de vetor e consistem de uma série de nós ligados por áreas lineares ou linhas curvas. É possível editar uma curva para alterar a posição de seus nós e do arco de suas linhas. Permite criar novos caminhos ou editar algum já existente (não existe tecla de atalho).
- Conta-gotas (Seletor de Cores) - mudar as cores de primeiro ou segundo plano na caixa de ferramentas. Basta clicar em qualquer pixel na tela.
- Zoom - para aproximar (clicar) ou recuar (segurar o Ctrl e clicar) uma área. Crie uma caixa virtual em torno de uma área para ampliar este local.
- Medir - medir ângulos e distâncias em uma imagem. Estas medições são uteis quando usada em combinação com as ferramentas Rotacionar e Redimensionar.
- Mover - arrastar os elementos de uma imagem como camadas, seleções, texto e máscaras para outras posições.
- Alinhar - permitir o alinhamento de várias camadas.
- Cortar (Estilete) - é a melhor maneira de cortar imagens rapidamente. Pode-se usar para cortar camadas individuais.
- Rotacionar - Efetuar uma rotação em qualquer parte de uma imagem.
- Redimensionar - escalar camadas, seleções ou caminhos.
- Inclinar - manter os lados opostos de uma caixa delimitadora (as bordas de uma camada, seleção ou caminhos) paralelo ao mover pixels dentro da caixa esquerda/direita ou para cima/baixo.
- Perspectiva - esticar a caixa delimitadora de uma foto, pode-se incliná-la para mais longe, de modo que a borda pareça mais distante ou mais próxima.
- Virar - inverter horizontalmente ou verticalmente.
- Gaiola - uma ferramenta de distorção para divertimento.
- Texto - adicionar um texto a uma imagem. A caixa de diálogo da ferramenta permite várias opções na Fonte do Texto. Lembre-se que para cada texto será criada uma nova camada.
- Preenchimento (baldinho) - preencher uma parte de uma camada com uma cor ou padrão sólido.
- Misturar - aplicar uma transição de cor suave (conhecido como gradiente). Muitos formatos diferentes de gradientes estão disponíveis, além de um editor que permite a criação de novos gradientes personalizados.
- Lápis - desenhar linhas com a cor de primeiro plano ou cor de fundo. O desenho das linhas será efetuado sempre com arestas sólidas, mesmo que a própria escova tenha uma borda suave.
- Pincel - desenhar linhas com a borda suave.
- Borracha - remover e deixar pixels transparentes em lugar. Quando aplicado em uma camada que não possua o Canal Alfa (transparência), substitui os pixels pela cor do fundo.
- Aerógrafo - funciona como o Pincel, mas com o efeito mais macio.
- Tinta - projetada especificamente para o uso com o desenho de tablets como os da Wacom. Responde à pressão e características de inclinação dos tablets.
- Clonagem - é o processo de copiar pixels de uma região de uma camada para usar em outro. Para utilizar pressione a tecla Ctrl e clique com o mouse para definir o ponto de origem, então basta apenas desenhar em outra área clonando os pixels.
- Curativo - semelhante à ferramenta de Clonagem, mas faz um melhor trabalho de fusão de pixels próximos. É comum utilizar para esta ferramenta para a remoção de rugas nas fotos.
- Carimbo (Clonagem por Perspectiva) - copiar uma área dada como uma perspectiva na área a ser clonada. Por exemplo, copiar uma janela de um edifício para um local adjacente, mantendo a perspectiva da janela original.
- Desfocar / Afiar - pintar sobre uma camada para afiar ou borrar as regiões sob o pincel.
- Esfumaçar - Imagine arrastar o dedo molhado em tinta uma tela. Esta ferramenta funciona da mesma maneira, à medida que arrastá-lo na janela de imagem. É perfeito para os pequenos acertos.
- Sub/Super exposição - iluminar (Dodge) ou escurecer (Burn) uma determinada região.
Essas são as 34 ferramentas disponíveis no Gimp, aproveite-as e faça um bom uso.
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo
0 comentários:
Postar um comentário