sexta-feira, 13 de março de 2015

Programação - Lazarus, a ressureição do Delphi

Vamos começar essa postagem com uma pequena história, Borland possuía um dos melhores compiladores de Pascal, estou me referindo obviamente ao Turbo Pascal que durante muito tempo reinou em uma espécie de Reino da Programação sem muito sucesso. Até que o mundo mudou para a interface gráfica do Windows e a Borland viu que era o momento de mudar lançando assim o aclamado Delphi que este sim reinou como principal plataforma de desenvolvimento até ocorrerem dois problemas: 1. A Borland tentou portar o Delphi para o Linux lançando uma versão paga conhecida por Kylix, uma total fracasso - nessa época pessoas iam para o Linux simplesmente porque as coisas eram de graça (pagar era coisa que "coxinha" Microsoft). 2. O mundo mais uma vez mudou só que agora para a Internet e este foi o fim do bem amado Delphi.


Screenshot do meu computador com o Lazarus rodando

Mas como diria Shakespeare, "O Rei está morto, vida longa ao Rei", um projeto chamado Lazarus busca mais uma vez o ressurgimento do Turbo Pascal e dessa vez para o mundo livre. Primeiro vamos com calma, o primeiro passo e ir na página oficial do Projeto Lazarus e baixar três arquivos:
  • fpc - o compilador, alguns comandos de linha, unidades básicas e componentes não visuais para o acesso a banco de dados;
  • fpcsrc - os fontes do fpc, necessário para codificação do navegador; e
  • lazarus - a IDE propriamente dita, componentes visuais e arquivos de auxílio.
Para o meu Ubuntu são pacotes em formato .DEB então basta baixar e com um duplo clique a Loja de Aplicativos será chamada para proceder a sua instalação, ao término basta ir no Dash e chamar pelo aplicativo Lazarus. E uma vez todos os pacotes instalados o céu se torna o limite. Recomendo uma visita a pagina que contém a Galeria de Aplicativos para sentir o que é possível realizar com esta IDE.

Só para começar a brincar, segue o link para baixar três apostilas que com certeza lhe ajudarão muito:
De minha parte me sinto extremamente feliz em ver o bom e velho Turbo Pascal de volta e mais uma vez poder sentir o gosto de programar nesta que considero a melhor linguagem de programação.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário