sábado, 7 de março de 2015

Linux - Em dia com o Leão

Mais um início de ano chegou, já passou o carnaval e é a hora de acertar as contas com o Leão, para os usuários Windows é muito simples instalar o programa do IRPF2015 pois é um simples executável que já carrega tudo, mas no Linux mora um certo problema quanto a versão do Java. Vamos realizar então um passo a passo para que você possa ter o programa sem problemas.


A primeira dica é quanto a versão do programa, no site de downloads da Receita encontramos a seguinte informação: Selecione o seu sistema operacional, e uma combo com os diversos sistemas, provavelmente está pensando em baixar a versão Linux (32 ou 64 bits) NÃO faça isso, selecione a versão Multiplataforma (zip).

Aviso que minha distribuição de Linux é a Ubuntu 14.10 então todos os comandos que darei abaixo são para este ambiente, faça as devidas alterações para instalar corretamente para a sua distribuição.

Instalação do Java Oracle versão 8.0


Para o programa da receita podemos usar sem problemas a versão OpenJDK, mas pessoalmente prefiro a versão oficial do Oracle JDK 1.8. Pressione Ctrl+Alt+T e execute os seguintes passos:

1. Verificar se já existe uma instalação do Java:
$ java -version
2. Normalmente no Ubuntu se encontra a versão OpenJDK, remover essa versão:
$ sudo apt-get remove --purge openjdk-*
3. Adicionar o repositório necessário para a instalação do Oracle Java:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo mkdir -p /usr/lib/mozilla/plugins
4. Proceder a instalação do Java 8:
$ sudo apt-get install oracle-java8-installer
5. Testar novamente a instalação:
# java -version

Instalação do IRPF 2015


Uma vez que realizou o download corretamente basta realizar os seguintes procedimentos, descompactar o programa no qual podemos utilizar o File Roller, no Nautilus (ou Nemo) acessar a pasta Downloads/ e clicar com o botão direito sobre o arquivo baixado e selecionar a opção Extrair aqui.

É criada a pasta do aplicativo (/IRPF2015). Nesta pasta clicar no arquivo irpf.jar. Se o programa não abrir. Clicar com o botão direito sobre este arquivo e a primeira opção deve ser: Abrir com o Oracle Java 8 Runtime. Se não for, acessar a opção "Abrir com | Outro Aplicativo" e selecionar "Oracle Java 8 Runtime" (ou acessar a opção "Propriedades" e a aba "Abrir com").

Organizando o Programa


Pessoalmente gosto de deixar as coisas no meu sistema mais organizadas, então realizaremos mais dois simples passos, o primeiro é mover o aplicativo para a pasta /opt. Por ser uma ação restrita ao superusuário é mais fácil realizá-la através do terminal. Pressione Ctrl+Alt+T e execute os seguintes passos:

1. Acessar a pasta /opt:
$ cd /opt
2. Mover a pasta:
$ sudo mv ~/Downloads/IRPF2015 .
E como segundo passo criar um arquivo para que o Dash possa reconhecer essa instalação, para isso (continuamos no terminal) execute os seguintes passos:

3. Acessar a pasta dos lançadores:
$ cd /usr/share/applications
4. Abrir o gEdit para criar o lançador:
$ sudo gedit irpf2015.desktop
5. Digitar a seguinte codificação:
[Desktop Entry]
Name=IRPF 2015
Comment=Programa da Receita Federal
Exec=java -jar /opt/IRPF2015/irpf.jar
Icon=/opt/IRPF2015/leao.jpg
Terminal=false
Type=Application
Categories=Application
Keywords=Receita;Fazenda;IRPF;2015;Leão
Aviso: O atributo Icon é uma simples imagem que pode ser colocada em qualquer lugar do sistema (por organização sempre coloco junto ao aplicativo). Agora basta salvar e no dash acessar o programa sem maiores problemas.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário