sábado, 28 de fevereiro de 2015

Linux - Transformando informação estática em dinâmica com o Conky

Já escrevi postagens anteriores sobre o Conky, um dos aplicativos mais versáteis que existe, e saiba que podemos adicionar qualquer informação advinda do sistema operacional, como por exemplo: Temperatura.

Primeiro precisamos adicionar um sensor para colher as informações, acesse a Loja de Aplicativos do Ubuntu, procure e instale o aplicativo lm-sensors ou então digite o seguinte comando no terminal:
$ sudo apt-get instal lm-sensors
Após sua instalação, abra uma janela de terminal e digite o seguinte comando:
$ sensors
E como resposta teremos as seguintes informações conforme a janela abaixo:


No meu caso, possuo dois núcleos que, no momento, estão com a temperatura de 49ºC. Ou seja, estou de posse de uma informação estática, pois se daqui a 2 minutos quiser saber qual a temperatura do meu computador terei que digitar novamente o comando.

Usaremos o Conky para deixar a informação dinamicamente. Devemos saber que existem dois comandos no terminal que permitem “recortar” a saída obtida da informação, o primeiro deles é o grep que localiza determinada informação, então se digitarmos:
$ sensors | grep “Core 0”
Somente a linha que contém o valor “Core 0” será mostrada. E o segundo comando é o cut que funciona obtendo um pedaço dessa linha através de dois valores, posição inicial e posição final (sabendo que a primeira posição possui o valor 0), então o comando:
$ sensors | grep “Core 0” | cut -c16-22
Mostra como resultado apenas 49.0ºC e nada mais. Para utilizar esse comando no Conky basta colocá-lo com o seguinte formato: ${exec [comando]}. Assim, adicionamos as seguintes linhas ao arquivo conkyrc:
$alignr Temp. Núcleo 01: ${exec sensors | grep "Core 0" | cut -c16-22}
$alignr Temp. Núcleo 02: ${exec sensors | grep "Core 1" | cut -c16-22}
E assim podemos adicionar qualquer informação que antes era obtida de forma estática através do terminal para a janela dinâmica do conky. E sinceramente espero que depois dessa explicação muita gente pare de dizer que é impossível administrar o Linux sem a janela de terminal.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

Um comentário:

  1. não sei se o último comentário foi enviado..
    não seria melhor trazer o programa pra Ram primeiro e executa-lo apartir da mesma? (to ram, ou sistema de arquivos virutal...)

    pq se ficar acessando o disco muitas vezes pra executar o programa medidor de temperatura isso pode gerar um uso excessivo do HD e diminuir o tempo de vida útil do mesmo

    ResponderExcluir