A maneira mais prática para se instalar esses aplicativos é através do XAMPP que possui uma base de módulos que podem ser instalados, porém deixar o Jenkis e Nexus fora desse conjunto seria um tanto estranho pois o que desejamos é criar um ambiente único.
Instalação do XAMPP
Proceda os seguintes passos para sua instalação:
1. Baixar a última versão do arquivo do seguinte site:
http://sourceforge.net/projects/xampp/files/XAMPP%20Linux/2. Através do Nautillus (ou Nemo), clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo, acessar a aba Permissões e marcar a opção “Permitir a execução deste arquivo como um programa” e pressionar o botão fechar.
3. Abrir um terminal e digitar o seguinte comando:
$ sudo ./xampp-linux-x64-[versão]-installer.runPara criar um lançador e executar o Aplicativo de Administração do XAMPP, abrir o gEdit e criar um arquivo na pasta “Área de Trabalho” (se desejar executá-lo através do dash, criar o arquivo na pasta /usr/share/applications) com o nome XAMPP.desktop e inserir o seguinte conteúdo (cuidado com a observação para sistemas de 32 ou 64 bits):
[Desktop Entry] Version=1.0 Type=Application Terminal=false Name=manager // USE A LINHA ABAIXO PARA SISTEMAS DE 32 BITS Exec=gksudo /opt/lampp/./manager-linux.run // OU USE A LINHA ABAIXO PARA SISTEMAS DE 64 BITS Exec=gksudo /opt/lampp/./manager-linux-x64.run Icon=/opt/lampp/icons/world1.png Categories=ApplicationExecutar o atalho criado, acessar a aba Manage Servers e com um duplo clique iniciar o serviço do Apache:
Se der algum erro, provavelmente já existe outro Apache rodando na porta 80, pressione o botão Configure e mude a porta, ou pare o serviço desse outro Apache, ou remova-o. Abra o terminal e digite os seguintes comandos:
$ sudo service apache2 stop // PARAR O SERVIÇO $ sudo apt-get remove apache2 // REMOVER O APACHEAbra seu navegador e digite o seguinte endereço:
http://localhostSe tudo está correto, aparecerá a seguinte página:
Selecione a linguagem e seremos levado para a página principal. Agora, além de poder desenvolver para PHP ou Perl, também é possível baixar o WordPress para criação de Blogs, o MediaWiki para um Ambiente de Colaboração tipo Wiki, o Moodle para um ambiente de ensino a distância, entre muitos outros aplicativos acessando a área da BitNami.
Agregando o Jenkis e o Nexus
A configuração atual se encontra da seguinte maneira, o Jenkins está executando na porta 8080 enquanto que o Nexus na porta 8081. O Apache fará o papel de um proxy desviando os serviços e para realizarmos esse trabalho sigamos os seguintes passos:
1. Uma vez instalado o XAMPP acessar o gerenciador e clicar na aba “Manage Servers”.
2. Pressionar o botão Configure.
3. Na janela de configuração do servidor Apache, pressionar o botão Open Conf File e confirmar esta ação. Uma vez aberto a edição do arquivo, no final deste adicionar as seguinte linhas:
# CHAMADA DO JENKINS <ifmodule mod_proxy.c=""> ProxyRequests Off <proxy http:="" jenkins="" localhost:8080=""> Order deny,allow Allow from all </proxy> ProxyPass /jenkins http://localhost:8080/jenkins ProxyPassReverse /jenkins http://localhost:8080/jenkins </ifmodule> # CHAMADA DO NEXUS <ifmodule mod_proxy.c=""> ProxyRequests Off <proxy http:="" localhost:8081="" nexus=""> Order deny,allow Allow from all </proxy> ProxyPass /nexus http://localhost:8081/nexus ProxyPassReverse /nexus http://localhost:8081/nexus </ifmodule>Para que tudo funcione corretamente no início do arquivo são lidos (seção LoadModule) três módulos, são eles: mod_rewrite.so, mod_proxy.so e mod_proxy_http.so. Verifique se estão realmente presentes. Salvar o arquivo, iniciar o Apache e verificar se o Jenkins e o Nexus estão respondendo corretamente na porta 80 nos seguintes endereços:
- http://localhost/jenkins → chama o Jenkins na porta 8080
- http://localhost/nexus → chama o Nexus na porta 8081
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo
0 comentários:
Postar um comentário