quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Linux - Adeus a Janela de Terminal - Parte 2

Os defensores da janela de terminal possuem uma frase que adoro: “... é muito mais prático fazer as coisas pelo terminal”. Nunca poderia negar isso, como também acho muito mais prático trabalhar com modelos e macros para o LibreOffice/MS-Office, assim como acho muito mais prático usar a linguagem Bash/ScriptDos para resolver muitos problemas de processamento de muitas ações bem como adoro as vezes programar em Assembly. O problema é o seguinte quantas pessoas conhecemos que usam essas três ações práticas que citei?


Uma historinha que ainda não contei foi o drama que passei ao instalar o Ubuntu no meu Notebook Dell (isso porque dizia “Ubuntu Compatible” – acho que desconheço a tradução correta dessa frase). Tinha acabado de receber meu Dell Inspirion 15R e obviamente dei uma percorrida no Windows 8 pré-instalado só para sentir o que era, dois minutos depois estava formatando o computador e colocando o Ubuntu 14.04 (estou exagerando pois pensando bem acho que não chegou a dois minutos completos). Assim que terminei a instalação e reiniciei o computador para entrar lá foi minha surpresa que nem amarrado ele entrava no modo gráfico, mas pelo menos conseguia entrar em modo não gráfico e no meu desktop navegava na Internet para encontrar a solução.

Após tentar de tudo o que os sites tinha falado sobre esse problema (que era mais comum do que pensava) consegui a solução* – que no meu caso era instalar os drivers do Ubuntu 13.10. Foram os seguintes comandos que tive que digitar:

1. Verificar a compatibilidade com VGA:
$ lspci | grep VGA
2. Baixar o driver compatível com o Ubuntu 13.10.
$ cd ~/

$ wget https://download.01.org/gfx/ubuntu/13.10/main/pool/main/i/intel-linux-graphics-installer/intel-linux-graphics-installer_1.0.4-0intel1_amd64.deb

$ apt-get install ttf-ancient-fonts

$ dpkg -i intel-linux-graphics-installer_1.0.4-0intel1_amd64.deb
E pronto, após dois dias tudo tinha se resolvido. Agora vamos parar para pensar um pouco, apenas descobri a solução porque queria instalar o Ubuntu, já estava convencido que não queria mais usar o Windows. Só que me restou uma pergunta: E se tivesse apenas testando o Linux para me decidir qual sistema colocar? Acredita realmente que ficaria tentando todas as formas possíveis até ter a solução ou será que não abandonaria tudo isso e usaria o Windows (que a meu ver era bem mais fácil).

Não estou dizendo que a janela de terminal não é prática, mas acho que não devemos confundir o termo praticidade com facilidade. O Clipper era uma linguagem muito prática de se usar, fácil de aprender mas morreu porque o mundo mudou e as pessoas começaram a usar o modo gráfico. Então surgiu o Delphi que também era um ambiente muito prático para se criar janelas gráficas, mas morreu porque o mundo mudou e a programação passou a ser Web. Coisas práticas morrem, simples assim. Não quero ver o Linux morrer, ao contrário quero que ele cresça cada vez mais e ganhe novos adeptos, só que para isso devemos deixar de lado certos hábitos (assim como abandonei o Clipper e o Delphi) e nos dedicarmos ao que realmente importa para o usuário leigo.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

* PS. Como forma de ajudar outras pessoas publiquei essa dica no mesmo dia que consegui a solução. Confira aqui.

0 comentários:

Postar um comentário