domingo, 28 de maio de 2017

Kotlin - Olá Mundo

É tradição criar o primeiro programa em uma nova linguagem o famoso "Olá Mundo" (Hello World), e quem sou eu para quebrar essa tradição. Esse tutorial será todo realizado com meu ambiente (Ubuntu 17.04 com a OpenJDK 8.0) desse modo faça as devidas adaptações para seu ambiente.
Primeiro passo é óbvio consiste da instalação do ambiente. Isso é feito com dois comandos no terminal:
$ curl -s https://get.sdkman.io | bash
$ sdk install kotlin
O primeiro realiza o download do projeto SDKMAN e disponibiliza o comando SDK para o bash, para usar o segundo comando deve-se sair e entrar novamente no terminal. O segundo comando instala, basicamente, duas ferramentas kotlinc (o compilador) e kotlin (o executor), seriam os correspondentes a javac e java.

Segundo passo é criar o programa nessa linguagem, para isso abra um Vim, Nano, Editor de Comandos, ou qualquer outro editor de sua preferência e crie um arquivo chamado hello.kt com o seguinte conteúdo:
fun main(args: Array<String>) {
  println("Hello World!")
}
Saia do editor e para compilar digite o seguinte comando:
$ kotlinc hello.kt -include-runtime -d hello.jar
Nesse momento começam as diferenças entre Java não será criado um arquivo compilado (correspondente ao .class de Java) mas uma biblioteca (padrão JavaARchive) que pode tanto ser executada com o Java:
$ java -jar hello.jar
Quanto com Kotlin:
$ kotlin -classpath hello.jar HelloKt
Observe que nesse segundo caso é quando definimos o nome da classe do programa (HelloKt), outra ação bem diferente de Java é que podemos entrar em um ambiente da linguagem para testar os comandos, para isso digite:
$ kotlinc-jvm
Ao entrar tente o comando println("Hello World!"). Para sair desse ambiente digite :quit.

Descobrindo o Kotlin:

Pronto, agora já está habilitado para começar a realizar testes com essa nova linguagem, lembre-se que normalmente quem sai na frente obtém os melhores lugares.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

3 comentários:

  1. Segui os passos, mas deu o seguinte erro error: could not find or load main class hello.kt

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente você deve ter tentado executar o seguinte comando "java hello.kt" ou "kotlin -classpath hello.kt HelloKt" - Não é isso - Você deve fazer SEMPRE referência ao JAR criado. E para executar você pode usar: "java -jar hello.jar" ou "kotlin -classpath hello.jar HelloKt"

    -> hello.kt é o arquivo fonte
    -> hello.jar é a biblioteca executável de Java
    -> HelloKt é a classe criada dinamicamente

    ResponderExcluir