domingo, 4 de junho de 2017

Kotlin - Apenas alguns dados

Kotlin foi criada pela JetBrains, uma empresa conhecida pela criação de ferramentas de desenvolvimento para profissionais. Em agosto de 2011, a JetBrains publicou uma postagem no blog, porque precisava criar uma nova linguagem e explicando os motivos de sua criação. Veja os principais pontos:

 
  • Para aumentar sua produtividade: Na época, a equipe JetBrains escrevia suas IDEs baseados em IntelliJ quase que inteiramente em Java e isso demorava muito tempo para compilar com o javac. Seu desejo era aumentar a produtividade ao mudar para um idioma mais expressivo. 
  • Para impulsionar as vendas da IntelliJ IDEA: Queriam que suas estruturas e ferramentas de desenvolvimento empresarial para a Kotlin fossem parte da IntelliJ IDEA Ultimate (versão comercial) aumentando suas vendas. 
  • Dirigir os negócios da empresa mantendo sua confiança: JetBrains é confiável por muitos desenvolvedores profissionais. Era necessário impulsionar os negócios da empresa e atrair mais pessoas para sua abordagem de desenvolvimento de ferramentas, aumentando a consciência da comunidade sobre JetBrains e mantendo a confiança. 
E quais são as características dessa nova linguagem:


  1. Código aberto: Kotlin é distribuído sob a Licença Apache, Versão 2.0. O Kompiler (compilador Kotlin), o plugin IntelliJ IDEA, os aprimoramentos nas bibliotecas básicas de Java e as ferramentas de compilação são de código aberto. 
  2. Interoperabilidade com Java e Android:  É 100% interoperável com Java e Android. Isso significa que todo o seu código Java / Android atual funciona perfeitamente com o Kotlin. Além disso, permite compilar para módulos JavaScript. 
  3. Concisa e expressiva: A estimativa aproximada indica que é possível eliminar as linhas de código em aproximadamente 40% (em comparação com o Java). Meios expressivos, é fácil escrever código que humanos e compiladores podem entender facilmente. 
  4. Fácil de aprender: A linguagem puxou o que existia de bom em Java, Scala, Groovy, C#, JavaScript e Gosu. Aprender Kotlin é fácil ao conhecer alguma dessas linguagens de programação. É mais fácil de aprender se conhece Java. 
  5. Fácil de usar: A Kotlin é desenvolvida pela JetBrains, uma empresa conhecida pela criação de ferramentas de desenvolvimento para profissionais. É possível escolher qualquer IDE para executar o Kotlin ou criá-lo a partir da linha de comando. 
  6. Segura: Destina-se a eliminar perigos de referências nulas do código (uma grande dor de cabeça em Java). Além disso, é estaticamente digitado, o que dá capacidade para capturar mais erros em tempo de execução (tipo seguro). 

Simples comparativo

Apenas para questões de análise compararemos alguns blocos de códigos em linguagem Java e o similar escrito em Kotlin.

1. Saída da Informação
// Java
System.out.print("Hello World");
System.out.println("Hello World");

// Kotlin
print("Hello World")
println("Hello World")
2. Criação de Variáveis
// Java
String frase = "Hello World";
final String frase = "Hello World";

// Kotlin
var frase = "Hello World"
val frase = "Hello World"

// Kotlin Opcionalmene
var frase: String = "Hello World"
val frase: String = "Hello World"
3. Objetos nulos
// Java
String frase;
frase = null;
if (frase != null) {
  int length = frase.length();
}

// Kotlin
var frase : String?
frase = null
frase?.let {
  val length = frase.length
}
4. Concatenação de Strings
// Java
String frase1 = "Hello";
String frase2 = "World";
String mens = "A frase é: " + frase1 + " " + frase2;

// Kotlin
val frase1 = "Hello"
val frase2 = "World"
val mens = "A frase é: $frase1 $frase2"
5. Comparação do Objeto e sua Classe
// Java
if (object instanceof Car) {
  Car car = (Car) object;
}

// Kotlin
if (object is Car) {
  var car = object as Car
}

Esse artigo foram apenas alguns dados do que vem a ser essa nova linguagem de programação é como é possível utilizá-la a fim de obter alguns benefícios, ficou interessado? Então acompanhe a série de vídeos que estou lançando a cada semana no meu canal do YouTube sobre o Kotlin.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário