segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Empregabilidade - Conceitos Rápidos de SCRUM

Quando o assunto é Scrum muita gente ou fica perdida em uma entrevista, ou fala o que não deve. Pensando nisso resolvi pegar um livro de Scrum Master e criar um compilado (um resumo) para que qualquer um possa rapidamente e facilmente entender o que acontece.

A metodologia Scrum é melhor aplicada para um ambiente caótico. Isso mesmo, pode parecer algo contraditório, mas não devemos confundir caótico com anárquico. Possui três pilares que são:
  • Transparência - todos possuem conhecimento dos processos, requisitos de entrega e status.
  • Inspeção - o tempo todo é inspecionado o que está sendo feito no projeto, seja nas reuniões diárias ou no sprint review.
  • Adaptação - produto sofre adaptação quanto ao produto e mudanças.
Existem os seguintes papéis básicos (se faltar um deles NÃO É SCRUM):
  • Product Owner - ponto central com poderes de liderança do produto. É o único a decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos e qual a ordem eles devem ser feitos. Manter e comunicar a todos os outros participantes uma visão clara do que se está buscando alcançar no projeto. É quem prioriza os itens do Product Backlog.
  • Scrum Master - função de auxiliar aos outros a entender os princípios e práticas do Scrum. Papel de coach e ajuda a equipe entender o processo e desenvolver sua própria abordagem do Scrum. É um facilitador, não é chefe de ninguém.
  • Dev Team - são as pessoas que de fato construirão o projeto e decidirão como farão as coisas. A ideia principal é que a equipe se auto-organize para determinar a melhor maneira de atingir a meta estabelecida pelo Product Owner.
Como funciona?

O Product Owner é responsável por conceber uma visão do produto, ou seja, o que é desejado e onde o produto deve chegar. Em seguida, desmembra sua visão em uma lista de funcionalidades, essa lista é chamada de Product Backlog. O Scrum Master deve auxiliar sua realização. Um vez pronta, esta lista é ordenada por prioridades (Grooming) da que agrega mais valor para o negócio para a que menos agrega. O projeto é então dividido no que é conhecido por sprint. Uma sprint é um período de tempo com duração fixa (time-boxed), normalmente de 2 a 4 semanas, no qual algumas funcionalidades da lista serão construídas e entregues.


Antes de cada Sprint começar é realizada uma reunião de planejamento (Sprint Planning) onde é criado o Backlog Sprint. Com base na capacidade da equipe é definida quantas funcionalidades da Product Backlog serão completamente construídas.

Mudanças também podem ser inseridas, porém estas devem ser planejadas e priorizadas para serem inseridas em uma próxima sprint.

Todo dia é realizado uma reunião de 15 minutos (Daily Scrum) com 3 perguntas básicas a cada elemento do time: O que eu fiz ontem? O que eu vou fazer hoje? Tem algum impedimento? Essa reunião é realizada com todos de PÉ, exatamente para que ninguém se alongue demasiadamente.

O que fazer ao final da Sprint?

São realizadas 2 atividades:

1ª) Scrum Team Review. Com o objetivo de validar e adaptar o produto que está sendo construído, se o que está sendo feito está de acordo com o esperado é a apresentação daquilo que foi feito no sprint para aprovação do Product Owner.

2ª) Retrospectiva. Verificar as necessidades de adaptação no processo, comparar o que foi feito de positivo e o que foi negativo, que deve ser melhorado ou parar de fazer.

Falei que era uma visão rápida sobre o Scrum, se quiser conhecer mais detalhes, existem excelentes vídeos no YouTube que ensinam muito mais sobre essa metodologia. Como por exemplo este:


Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário