sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Empregabilidade - Fim de Ano, tempo de se compreender

Estamos perto do final de 2015 e mais uma vez acontece aquela rotina de planos para o próximo ano. Adoro as coisas que prometemos fazer do tipo, vou estudar mais, vou ler mais, vou criar a paz mundial e por aí vai em uma série de promessas que mal serão cumpridas. O questionamento que propõe em fazer é quanto realmente você se conhece? Pois somente deste modo é que planos poderiam se realizados.

A seguinte frase é atribuída a Sun Tzu "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças", não sei se é verdade pois já li a Arte da Guerra várias vezes e essa frase não aparece em sua obra, porém isso não importa já que a frase diz muito sobre o que é nos reconhecermos. Com base na análise de SWOT preparei o seguinte mapa:


A ideia é muito simples imprima a figura e responda em cada um dos quadrantes a pergunta estipulada, reconheça suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Normalmente as promessas de Ano Novo estão concentradas na coluna "O que me atrapalha?", pode reparar, pois se uma pessoa promete deixar de fumar é porque ela vê isso como uma Ameaça, ou se promete Ler pelo menos um livro por mês é porque sabe que sua Fraqueza consiste em não ter muito conhecimento sobre as coisas. O problema dessas promessas é que deixam de lado a coluna "O que me auxilia?" e neste caso muitas Oportunidades são perdidas ou o que era uma Força pode ser deixada o ano todo no esquecimento.

Recomendo que suas promessas de Ano Novo sejam vistas de forma diferente, sob uma nova perspectiva:
  1. Plano de manutenção para suas forças.
  2. Plano defensivo para suas fraquezas.
  3. Plano ofensivo para suas oportunidades.
  4. Plano de saída para suas ameaças.
Liste pelo menos 3 itens em cada coluna e já terá 12 planos de ação para realizar em 2016. Reconheça em cada quadrante aquilo que realmente é e que só você pode ser franco o suficiente para confessar, seja honesto consigo e neste próximo ano que se inicia faça algo realmente útil para se ajudar.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário