sábado, 12 de dezembro de 2015

Empregabilidade - IoT ?!?

Vamos imaginar a seguinte situação, está em uma entrevista de emprego e o entrevistador pede para lhe definir IoT, o que diria? Isso é bem parecido quando lhe pedem para falar sobre "polimorfismo" que em Orientação a Objetos são métodos com mesmo nome e que podem ocorrer na mesma classe (denominado por Overloading) ou por herança (denominado por Override).

Vejo pessoas publicarem vários livros e artigos sobre IoT, mas nenhuma delas está algo claro como: IoT, ou Internet of Things, ou ainda "Internet das Coisas" é simplesmente a ligação do mais variado tipo de hardware a Internet. Pronto, simples assim. Por exemplo, sabemos que agora existe o Apple Watch e o Android Watch. Em sua essência são relógios de pulso, na verdade são bem mais que isso. Comprei um Moto 360 (como o da foto abaixo) e agora meu relógio pode medir meus batimentos cardíacos, me acompanhar nos exercícios, sugerir que faça mais caminhadas, traçar as rotas por onde andei, ativar alarmes se passo do meu índice de batimento normal e ainda ligar automaticamente para meu médico caso tenha uma taquicardia ou algo pior (isso tudo sem ter que tocar no telefone). E isso é apenas uma de suas mais variadas funcionalidades.


Lembro que a nossa Presidenta falou em um discurso na ONU que não era possível "Estocar Vento". Bem, piadas a parte, o que realmente ela quis dizer é que o vento sopra em várias direções e isso causa uma intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, o que torna difícil a integração da sua produção no programa de exploração. Novos aerogeradores estão sendo construídos ligadas a Internet e eles giram em seu eixo, de acordo com os dados enviados, buscando uma melhor performance na velocidade das hélices (ou seja, mais energia produzida).

Muitos outros aparelhos estão sendo ligados a Internet, imagine um ar-condicionado em sua casa no qual, de acordo com dados de tempo enviados, pode regular-se automaticamente para obter ar frio de fora economizando energia, ou um carro ligado completamente a Internet, não estou tratando apenas do GPS, mas de muitos outros dados que podem lhe ser enviado para obter uma melhor performance.


Sabemos que o custo de placas inteligentes, como Arduino ou RaspBerry tem diminuído constantemente. Atualmente, é possível comprar um RaspBerry, com as mesmas funções de um computador, por 5 dólares. Junte isso a qualquer hardware e temos a possibilidade de ligação com a Internet, o que é possível este conjunto realizar? Isso é IoT.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo



0 comentários:

Postar um comentário