sábado, 16 de janeiro de 2016

Empregabilidade - Mostre seus projetos

Sempre penso em Ser Empregável, deixo meu currículo e perfil no Linkedin os mais atuais possíveis e leio diversos artigos sobre o tema. Em um desses me deparei com o seguinte título 5 coisas que os recrutadores adoram ver nos Currículos e trouxe exatamente as quatro seguintes:

  • Nenhum erro de português
  • Apresentação impecável
  • Nomes fortes
  • Palavras-chave
Acredito que a quinta devia ser Coerência, Vamos pensar uma entrevista na qual o entrevistador pergunta: Conhece tal coisa? E você responde: Tenho conhecimento por tê-la estudada em casa (ou na faculdade, ou fiz um projeto no trabalho). Por qualquer dessas respostas concorda comigo que fica muito pobre? Agora imagine se você responde: Sim, publiquei um sistema completo com essa tecnologia no GitHub no qual tive XXX downloads e diversas contribuições que me permitiram melhorar o código e me aprofundar mais sobre o assunto, o projeto está no endereço tal. Acredito que sem dúvida alguma seria uma resposta mais Coerente e interessante.


Por que deveria publicar um sistema aberto para que todos possam copiar e aprender meu código? Isso é pensamento de pessoa que não deveria se candidatar a uma vaga de emprego e sim criar sua empresa de vender software. Se seu objetivo final não é vender um sistema mas mostrar seu trabalho, use a ajuda da comunidade para divulgá-lo. Pessoas como Linus Torvalds são admiradas, contratadas e muito bem pagas porque resolveram se expor ao mundo.

Pensando nisso resolvi publicar um pequeno tutorial como é possível compartilhar um projeto no GitHub. Este tutorial está criado para o Ubuntu (meu sistema), mas acredito que facilmente poderá ser adaptado para qualquer sistema.

Pequeno Tutorial de Publicação no GitHub

1º Passo - Criar sua conta no https://github.com/

2º Passo - Uma vez criada a conta, criar um novo repositório. Este lhe dará um endereço de publicação, algo como https://github.com/[seu usuário]/[seu projeto].git

3º Passo - Instalar o aplicativo para o sistema. No Ubuntu abra uma janela de terminal e digite o seguinte comando (para outros sistemas veja em https://git-scm.com/downloads):
$ sudo apt-get install git
4º Passo - Criar seu projeto. Escolha uma pasta para seu projeto e digite o seguinte comando:
$ git init [nome do seu projeto]
Pronto foi criada uma pasta com seu projeto. Acesse esta pasta e agora basta criar os fontes de sua aplicação.

Para subir os fontes para o GitHub

Antes de pensar em subir qualquer arquivo é importante gerar uma arquivo texto chamado README.md pois este será usado como capa e explicação do que é seu projeto, o que faz e como usá-lo. Então digite os seguintes comandos para subir este arquivo (que podem ser utilizados para seus outros fontes):
$ git add README.md
$ git commit -m "[comentário sobre o que é este commit, por exemplo: versão 1.0...]"
$ git remote add origin https://github.com/[seu usuário]/[seu projeto].git (somente a primeira vez)
$ git push -u origin master

Ações do Dia a Dia

1. Adicionar os arquivos do projeto ao Git
$ git add [nome arquivo]
2. "Comitar" os arquivos
$ git commit -m "[comentário do commit]"
3. Fazer um "push" para o Git
$ git push origin master
E seu arquivo estará no GitHub a disposição de todos.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

PS. Minha conta de projetos no Git está em https://github.com/fernandoans

0 comentários:

Postar um comentário