sábado, 19 de agosto de 2017

Linux - Gravar de Vídeos de Forma Livre vale a pena?

Para disponibilizar os vídeos para meu canal no YouTube utilizo basicamente 2 programas, o primeiro, para gravar, é chamado de SimpleScreenRecord e o segundo, para editoração OpenShot Video Editor. Ambos gratuitos e ambos rodam perfeitamente bem em vários sistemas operacionais incluindo meu Ubuntu.
O que eu acho mais engraçado nas pessoas é que elas acham que é necessário gastar uma grana em softwares (ou que apenas o Mac faz isso) para gerar vídeos de qualidade e que aplicativos gratuitos não prestam. Hoje enquanto estava gerando a segunda aula para meu curso de Spring com JSon aconteceu algo bem inusitado, bem no final (após gravar quase uma hora e meia de vídeo) aconteceu uma queda de energia. Qual o pensamento? Perdi tudo, desisto, vai ficar sem aula e deixa para amanhã. Mas após religar o computador descubro que o vídeo estava lá. Porém, e obviamente, estava corrompido, e lá vem o pensamento de novo: "Perdi tudo, desisto..." (e toda a choradeira comum) só que me lembrei que estava no Ubuntu.

Isso mesmo estava em um sistema operacional que me oferecia várias manipulações de arquivos então a solução foi abrir o terminal e digitar uma simples linha comando para recuperar meu vídeo:
$ ffmpeg -err_detect ignore_err -i arquivo.mkv -c copy resolvido.mkv
Se estivesse em qualquer outro sistema provavelmente estaria, procurando por um software que resolvesse meu problema e, pagando ou realizando alguma espécie de pirataria (atrás de uma versão craqueada). Fico maravilhado como o simples fato de usar um sistema livre me faz pensar em soluções livres.

Não estou falando que todo mundo que usa outro sistema não pensa assim, mas para quem é aficionado pelo Windows ou Mac quando foi a última vez que usou algo livre? Ou pensou em usar, é quase automático, quem usa esses ambientes quando querem um Editor Profissional pensam logo no Photoshop e torcem o nariz para o Gimp ou Krita. Quando querem uma suíte escritório correm para o MS-Office (que agora é Office 365) e esquecem completamente que existe o Libre-Office que faz exatamente a mesma coisa.

Existem excelentes soluções abertas e consigo produzir tudo que quero com elas, não vejo a menor necessidade (pelo menos até o momento) de recorrer a qualquer software "alternativo" que no máximo irá encher meu computador de vírus.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo








0 comentários:

Postar um comentário