segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Divertimento - Brincando com Papel

Uma das artes que mais adoro é chamada de Papercraft (acredito que a palavra japonesa para isso seja Pepakura), e realizar objetos nessa técnica envolve os seguintes passos: Criar (ou localizar) um modelo em 3 dimensões, imprimir, recortar e montar. Ou seja, não é preciso de nenhum material ou habilidade especial apenas tesoura, cola e um bom nível de paciência.

Assim como o Origami (que é a arte dobradura em papel) essa arte teve sua origem no Japão (ou China - existe uma boa discussão sobre isso) e foi popularizada após a II Grande Guerra trazida para os EUA. É diferente no que se refere ao uso de tesoura ou cola. Mas ambos surgiram como um passatempo que virou arte na mão de modelistas profissionais.

Para introduzí-lo nessa arte escolhi um modelo que me apaixonei a primeira vista, assistindo a um documentário sobre o Festival das Lanternas de Peixes Dourados de Yanai.


Fiquei louco com esse peixe e corri atrás até conseguir o modelo em PaperCraft para montá-lo. Até que finalmente encontrei.


Recomendo-lhe apenas 2 coisas, primeiro imprima em uma boa impressora colorida e segundo não use uma folha A4 comum e sim um papel de gramatura maior (mais grosso, preferencialmente entre 120 a 200 grs - O papel normal tem 75) que pode ser encontrado em qualquer boa papelaria.

Aqui está o modelo para impressão: Baixe aqui o PDF

Bom Relaxamento e até a próxima
Fernando Anselmo

PS. Já falei sobre Papercraft nesse blog em um outro artigo.

0 comentários:

Postar um comentário