quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Aprendizado - Sabe programar em BASIC?

Neste "Dia das Crianças" queria lembrar um pouco minha infância, me tornei programador por paixão, na verdade foi depois de ter visto no cinema ao filme "Tron" (1982). Meu primeiro computador veio apenas alguns anos depois através de um TK-83C que era um clone do ZX81, resultado a primeira linguagem que aprendi foi Basic (como muita gente da minha geração).

Meu desejo de consumo sempre foi o de comprar um ZX Spectrum oficial, mas as finanças não me permitiram tal luxo. O tempo passou, as máquinas evoluiram, tive vários computadores e o desejo ficou guardado na gaveta.

Em 2014 comecei a usar o Ubuntu e através dele descobri várias coisas que podia fazer, entre elas retornar a meu antigo desejo. Então neste artigo você descobrirá como ter um ZX Spectrum (muita coisa que fizer aqui poderá ser adaptada para outros Sistemas Operacionais) que a partir de agora vou abreviar para ZX.

Instalação do Emulador

O ponto mais importante é o Emulador que é um programa que traduz as instruções para o sistema operacional, escolhi o FUSE por ser gratuito e bem compatível com o ZX. No Ubuntu existem os pacotes oficiais através dos seguintes comandos:
$ sudo apt install fuse-emulator-common
$ sudo apt install libspectrum
O primeiro comando instala o FUSE propriamente dito e o segundo a biblioteca necessária para executar o ZX.

+3 BASIC

Próximo passo é achar o programa para excutar a linguagem BASIC (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code), escolhi o compilador +3 BASIC.

Para isso baixe o disco aqui e com o FUSE instalado basta clicar neste para que o +3 Basic seja executado e carregado. Na primeira vez pode apresentar um erro, não se preocupe basta esperar um pouco e quando aparecer a mensagem do Loader: "To cancel - press BREAK twice" pressione a Barra de Espaços duas vezes para entrar no menu.


Agora basta selecionar a opção +3 BASIC para entrar no editor. No menu principal do FUSE selecione "Machine | Reset" (ou pressione F5) e devemos voltar para o mesmo Menu. Saia e entre novamente do FUSE e verá que este programa será carregado por padrão.

Passos Iniciais


Primeiro detalhe que devemos conhecer é que o teclado possui algumas teclas completamente diferente do teclado tradicional do PC (principalmente os brasileiros), então veja a seguinte imagem:


Observe que a aspas duplas (") se encontra em cima da letra P, ou os dois pontos (:) na letra Z, para conseguí-los use a combinação Ctrl+P ou Ctrl+Z.

Segundo detalhe é como criar, salvar e ler um programa?

Precisamos criar um drive de disco, no menu superior do FUSE acesse "Media |  Disk | +3 | Drive A: | Insert New...", agora precisamos formatá-lo, para fazer isso no editor digite o seguinte comando:
format "a:" 
Se tudo ocorrer bem receberá a mensagem "No data, 0:1" (aperte barra de espaço para retornar ao editor), digite o comando "cat" para ver os arquivos existentes no disco. Agora vamos proceder um pequeno teste digite a seguinte codificação:
10 LET a = 10
20 PRINT a
Para executar digite o comando "run", se tudo der certo verá o valor 10 na tela e a mensagem "0 OK, 20:1". Conseguiu perceber o que o programa faz? A linha 10 cria uma variável a com o valor 10 e a segundo mostra o valor dessa variável.

Pronto agora que temos nosso programa devemos salvá-lo, para isso digite o comando:
save "prog01.bas"
E após receber a mensagem de OK digite novamente o comando "cat" para verificar que está tudo OK.


Agora pressione F5 para "resetar" o editor. Entre novamente no editor e digite o comando:
load "prog01.bas" e o programa salvo retornará ao editor.

Indo mais além

Em 1985 surgiu uma das melhores revistas de informática para minha geração, na verdade eram livrinhos, chamada Micro Aventura.


Para minha tristeza só durou 10 edições. Cada edição além da história trazia vários programas a serem executados e ao final a explicação de cada um. E foi assim que me aperfeiçoei com o BASIC e realmente comecei a me tornar um programador. É possível baixar os livros neste site (ou comprá-los no Mercado Livre como Edição de Colecionador) e aproveitar tudo o que essa linguagem tem para oferecer.

Quer explorar mais? Então veja esses dois livros:

Understanding Mathematics and Logic Using BASIC Computer Game
Basic Computer Games - Microcomputer Edition

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

Dica, quer mais programas para esse emulador? Então não deixe de visitar esse site.


0 comentários:

Postar um comentário