sábado, 23 de junho de 2018

Empregabilidade - Do you speak english?

Como está seu nível de Inglês? Para algumas empresas isso pouco importa entretanto em um mercado globalizado como está se tornando o nosso isso será essencial. Nas grandes empresas (ou Multinacionais) existem os chamados "empregados chaves", são aqueles que dominam outros idiomas e conseguem conversar fluentemente com os clientes mais importantes. Em caso de uma promoção adivinhe qual funcionário será escolhido?


Falando francamente permita-me lhe expor, por experiência própria, o que aprendi sobre o estudo de um novo idioma: Primeiro, considere-se uma criança de 2 anos de idade que está começando a aprender a falar, então use livros de inglês nessa faixa etária, sim aqueles bobinhos mesmo. Segundo, uma criança vive em um mundo rodeada da língua que está aprendendo, ou seja, rádio, TV, amigos, leitura está tudo naquele idioma então o máximo que puder se acercar a isso melhor. Terceiro (e o mais importante), uma criança não tem vergonha de falar errado, falou "ome" ao invés de "róm" (Home) para ela pouco importa desde que se faça entender.

Agora vamos para a segunda fase, seu vocabulário está "very good" porém não consegue escrever um texto. Uma dica para isso é: Simplifique. Traduza rapidamente a frase para o inglês: Está tudo caminhando conforme o planejado. Muitas pessoas já se perdem na primeira palavra "Está", seguindo para a tradução literal de "caminhando" para "walking" (devia aproveitar e colocar um "dead"). O Português tem sua origem no "Latim" que era uma língua dos "Nobres" apenas pessoas muito refinadas usaram a língua dos Romanos. O Inglês tem sua origem nas Línguas Nórdicas, usadas pelos "Bárbaros" e comerciantes, esses caras possuiam zero de cultura e falavam apenas o necessário para se fazerem entender, então: "As planned, everything is OK".

Então seu nível agora é "Read and Write" porém ainda falta o "Listen" e como resolver esse problema? O telefone tocou e do outro lado é um "gringo" que fala a terrível palavra: "Hello?", você relaxa e respira fundo e timidamente solta: "Hello!", sabendo que em seguida vai ter que soltar um bolo de frases do tipo: "I'm sorry mas no ti compreendo, not iudestend, veja bem, see well,..., Goodbye". Voltando a criança, como disse ela está imersa no mundo da língua que está aprendendo, calma não vou dar o conselho que você deva ir para os EUA ou Inglaterra, o que vou lhe dizer é, pare de ouvir música.

Quantas horas tem seu dia de atividades? E nessas quantas horas de música ouve (para lhe ajudar a distrair dos ruídos)? Multiplique isso por 365 dias, e é esse total de horas que está desperdiçando por ano. Mas estou aprendendo inglês, não está, está se enganando como se engana tentando fazer dieta (já que você não vai viver assim). Vamos lá, a menos que pegue a letra da música e se sente com um dicionário e traduza-a, pegue as frases e as defina seu tempo verbal, veja os verbos e as palavras usadas talvez estará aprendendo algo, tipo: o que nunca falar para sua paquera se está ouvindo algo do tipo "Every breath you take... I'll be watching you" - sim, você e o Governo Americano (sai fora chiclete).

E se não fizer nada disso e só escutar a música? Primeiro seu cérebro guardará a melodia da música, segundo ele guardará a batida e terceiro analisará a quantidade de "dopamina" (prazer) que isso lhe proporciona (criando uma escala se vale a pena o gasto ou não). E quanto a letra? Prá quê ele vai perder esforço nisso? Já ouviu uma música Árabe ou Japonesa? Seu nível desses idiomas deve ser bom, não? Fala pelo menos uma palavra? Você pode passar (inclusive já passou) anos fazendo isso e não entender absolutamente nada.


O que quero lhe propor é algo diferente. A "Penguin Books" possui uma série de livros, que são divididos por níveis: Easystarts - 200 palavras-chaves, Beginner - 300, Elementary - 600, Pre-Intermediate - 1200, Intermediate - 1700, Upper - 2300 e Advanced - 3000. Além disso os livros acompanham um CD contendo a leitura deste. Essa leitura do livro é chamada de "Audiobook" (ja falei sobre isso aqui). E esse considero o melhor método para romper a última fase do "Listen", abaixo você encontra uma amostra de um AudioBook contendo o clássico Rapunzel.



Por fim, te aconselho que descarte a legenda (pelo menos em português, se quiser usar em inglês sem problemas) de filmes e seriados, assine a CNN ou a BBC e passe a ver as notícias em Inglês (na Internet existe a "Rádio Livre"). Use o máximo de horas para melhorar seu vocabulário, aprimorar seu ouvido e falar, mesmo que seja apenas lendo um livro em voz alta para você mesmo (mas garanto que seu(ua) filho(a) vai adorar lhe ouvir).

Thank's and until next time
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário